Calculando o custo de se ter um carro

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“Ninguém sabe o duro que dei
Pra ter fon fon, trabalhei, trabalhei.”
(Carlos Imperial e Nonato Buzar, “Carango”)

 

 

Na semana passada falei aqui sobre a importância de se conhecer bem os custos de um carro, para avaliar se vale mesmo a pena ter um – ou mais de um. Tempos atrás foi respondida no blog a dúvida de uma leitora, sobre quanto custa manter seu veículo. Nesta semana vou apresentar uma abordagem diferente, de forma detalhada, sobre um exemplo real – o meu.

O primeiro passo é o autoconhecimento, pilar da nossa velha conhecida Santíssima Trindade da Educação Financeira. Isto é, conhecer o próprio perfil.

Meu carro é um Fox ano 2011. É meu desde janeiro de 2014, quando tinha apenas 16 mil km rodados. Hoje, 15 meses depois, está com 40 mil. Em 2015 paguei R$ 1.200 de IPVA, DPVAT e licenciamento, e em 2014 paguei R$ 1.200 de seguro total.

Eu costumo ir em média 5 vezes por mês a uma cidade que fica a 100 km da minha casa. Assim, rodo em média 1600 km por mês, sendo aproximadamente 1000 km em estrada e o restante na cidade. Essa é uma média histórica, que meço há muitos anos.

Como eu rodo muito, o principal custo do carro é o combustível. Medir o consumo é fácil. Basta, primeiro, encher o tanque e zerar o odômetro. Depois, quando for a hora de abastecer novamente, encher novamente o tanque, anotar quantos litros couberam e quantos quilômetros foram rodados no período. Finalmente, dividir o número de quilômetros rodados pelo de litros consumidos e aí está o rendimento do carro. Para quem tem carro flex, é bom calcular o rendimento para cada combustível – já falamos sobre isso aqui no blog. Meu carro costuma rodar 11 km por litro de gasolina, e 8 km por litro de etanol.

A estrada que costumo pegar passa ao lado de mineradoras, cujos caminhões soltam pó de minério pelo caminho, o que é um veneno para a correia dentada do veículo. Assim, em vez de trocar a correia a cada 40 mil km, como sugere o fabricante, troco com menos de 25 mil – já perdi correia com 28 mil km, as válvulas do motor empenaram, gastei uma fortuna. Na última vez em que troquei, paguei R$600 – é necessário trocar outros componentes, além da correia.

Troco o óleo a cada 5.000 km. A média histórica, levando em conta também os filtros de óleo e de ar, é de R$ 120 por troca. Troquei pneus apenas uma vez, e decidi manter a marca original. A troca completa, com alinhamento e balanceamento, ficou em R$ 1.400.

Então, é hora de lançar todas essas informações em uma planilha e calcular os custos.

Custos de uso e manutenção de um VolksWagen Fox 2011, que anda 1600 km por mês, percorrendo 11 km com 1 litro de gasolina

Item

Custo

Periodicidade

Custo anual

Custo mensal

IPVA

1.200,00

Anual

1.200,00

100,00

Seguro

1.200,00

Anual

1.200,00

100,00

Gasolina (1)

480,00

Mensal

5.760,00

480,00

Troca da correia

600,00

15 meses

480,00

40,00

Troca de óleo

120,00

3,125 meses

460,80

38,40

Troca dos pneus

1.400,00

25 meses

672,00

56,00

9.772,80

814,40

(1) 1600 km por mês, percorrendo 11 km por litro de gasolina = 145,45 litros. Preço médio por litro na minha vizinhança: R$ 3,30. Então, 145,45 x R$3,30 = R$ 480 por mês.

Concluindo, gasto mais de R$ 800 por mês. É muito dinheiro, sem dúvida, mas, pesando minhas escolhas e obrigações e avaliando as alternativas, é um gasto que prefiro assumir.

Ranking de Carro por Assinatura

Posição Plano Nota Interessado?
1 Localiza Meoo
Localiza Meoo

4.51

2 AssineCar LM
AssineCar LM

4.34

3 Movida
Movida

4.08

4 VW Sign and Drive
VW Sign and Drive

3.95

5 Unidas
Unidas

3.92

6 Renault On Demand
Renault On Demand

3.90

7 V1
V1

3.62

8 Moove
Moove

3.38

9 MIT Assinatura
MIT Assinatura

3.33

10 Ford Go
Ford Go

3.01

Atualizado em 22/11/2024

E então? Que tal calcular os seus gastos com carro? É só adaptar os cálculos à sua realidade. Se quiser ajude, entre em contato conosco!

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11 comentários

  • Não por nada, mas acredito que você deixou de fora o famoso custo oportunidade. E o valor que esse carro renderia se estivesse aplicado? Acho importante considerar isso.

    • Duilho, ótimo comentário, obrigado pela contribuição.

      Realmente, meu cálculo partiu de uma situação já colocada: eu tenho uma rotina e minha opção clara é ter um carro (levando em conta inclusive aspectos não financeiros), mas quero avaliar quanto isto me custa, para ver o impacto no meu orçamento.

      Se eu estivesse na dúvida sobre se compensa ou não ter um carro, certamente precisaria levar em conta o custo de oportunidade.

      Abraço!

    • Deixou de fora também o custo de depreciação, pois o valor do carro diminui a cada ano que passa. Além disso tem pelo menos mais uns 2500 reais que tem que considerar a cada 50mil km (no seu caso 30 meses) para a troca de embreagem, freios, amortecedores, bandja, etc…

  • Muito bom estes dados. Atualmente, estou pensando em alugar um carro ao invez de comprá-lo.
    Partindo do principio que posso pagar o carro a vista e usando um fox 2013/14 como referência, como saber se comprar o carro realmente vale a pena comparando com o aluguel que custa $1500 por mês, sem nenhuma outra despesa, tirando gasolina e seguro (que pagarei apenas se o utilizar).

    • Prezado Luiz, obrigado pela sua mensagem!

      Para saber a resposta é preciso fazer os cálculos, como eu fiz no post que você visitou, levando em conta todos os custos.

      Mas vamos fazer um outro raciocínio. Pela tabela Fipe, um Fox 1.6 ano 2014 custa em torno de R$ 37 mil, isto é, o equivalente a 2 anos de aluguel. Já um Fox ano 2 anos mais antigo, ano 2012, custa cerca de R$ 30 mil. Suponhamos, então, que você desembolse os R$ 36 mil hoje, para comprar um Fox, e consiga vendê-lo por, digamos, R$ 27 mil daqui a 2 anos (vamos desconsiderar a inflação). Teria gastado, portanto, R$ 9 mil em 2 anos, menos de R$ 400 por mês para “alugá-lo de você mesmo”.

      Digamos que se deixar os R$ 36 mil bem aplicados, conseguirá cerca de R$ 350 líquidos por mês. E pagará R$ 1500 de aluguel, um desembolso líquido de R$ 1150 por mês. Fora a gasolina, como você bem disse.

      Não fiz as contas, mas acho que a manutenção de um carro próprio não custará tudo isso por mês – a menos que o carro apresente problemas mecânicos acima do razoável. Mas, como eu disse, a resposta exata depende de fazer os cálculos.

      Abraço!

  • Boa tarde, ontem tomei a decisão de ver quanto eu já gastei com meu carro, ele é usado ano de 2000, minha mãe quis comprar ele no impulso achando que seria ótimo pelo preço, mas eu já troquei tantas peças que hoje estou repensando se valeu mesmo a pena o preço que paguei nele x o que já paguei para concertar. Pois bem, os dados do carro são, Ford Ká 2.000 motor indura (quando fui comprar meu mecânico me disse que era o rocam, só que não rsss.. ), paguei R$ 6.990,00 a vista, até hoje já gastei R$ 4.054,64, mas são coisas como 5 pneus novos, escapamento, peças como disco e pastilha de freios, bandejas, limpeza higiênica, bateria, kit de distribuição, a minha conclusão foi que compensa pelo menos eu ficar mais 1 ano e meio com esse carro, porém, nesse custo também entrou as duas trocas de óleo, como não entendo de carro é meu primeiro gostaria de uma ajuda para ver se compensou os R$ 6.990,00 que paguei ou se compensaria ter gasto por exemplo R$ 12.000,00 em outro modelo mais novo , detalhe ainda tenho que trocar os faróis, o antigo dono usou o carro até a última gota rs…
    Desde já agradeço!

    • Thaís, bom dia, boa semana!

      Obrigado pela sua mensagem.

      Olha, eu também não entendo de carro. O que posso dizer é que, teoricamente, um modelo mais novo costuma dar menos despesa de manutenção. Minha impressão é a de que você precisou investir mais que o esperado no conserto desse carro, já que o antigo dono realmente o usou “até a última gota”. Mas, enfim, paciência, também não é nada desesperador.

      Os itens que você trocou (pneus, freios, bateria) realmente costumam durar mais de 1 ano, me parece coerente você ficar mais um tempo com o carro. Mas recomendo que você verifique o estado do motor e da suspensão, cuja manutenção preventiva é muito mais barata que a curativa.

      Recomendo que você tente poupar um pouco a cada mês, nesse tempo, para, na próxima vez, conseguir trocar por um carro o mais novo possível – não necessariamente um zero quilômetro. Aproveite os juros altos a seu favor. Isto é, tente poupar o máximo possível e fuja do financiamento. Converse com um mecânico da sua confiança sobre marcas e modelos mais resistentes e de manutenção mais barata. E, se possível, leve o carro a esse mecânico, para que ele identifique itens caros que requerem troca imediata – embreagem, freios, suspensão – ou defeitos estruturais mais evidentes. Não se esqueça também de levar em conta o preço do seguro, isso pode fazer muita diferença.

      Abraço!

    • Thais, você gastou o que se gastaria em manutenção de qualquer carro usado, mesmo semi novo é necessário a troca da maioria desses itens. Então um carro com 3 anos de uso já teria quase as mesmas despesas. Só não esqueça de fazer a troca da correia dentada que ao menos nos fiat tem que trocar a cada 60 mil, eu troco com 50 mil e mesmo assim já tive problema 2 vezes.

      • Thiago, agradeço novamente.

        Muito bem lembrada essa questão da troca da correia. Neste post de 2015 eu levei em conta, porque rodava muito em uma estrada que tem muito pó de minério. Tive problemas com a correia em 2 ocasiões, e o conserto ficou caríssimo, além do fato de o motor nunca mais ser o mesmo depois de aberto.

        Já no post de 2018 (https://educandoseubolso.blog.br/2019/01/24/custo-do-carro-vale-a-pena/) eu não levei em conta esse custo (deixei incluído no de manutenção), porque já não rodo mais nessa estrada com tanta frequência.

        Abraço!

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