Você já pensou em se tornar um motorista de aplicativo? Seja para fazer uma renda extra, ou mesmo para pagar as despesas de casa? Então você já deve ter se perguntado qual é a melhor plataforma para trabalhar, Uber ou 99Pop?
Pensando nisso, no post de hoje vamos comparar as duas plataformas e ver qual oferece mais vantagens para o motorista, seja pelas taxas ou pelas condições de trabalho oferecidas por cada empresa.
Então, para descobrir qual plataforma de motorista de aplicativo vai ser a melhor para você, continue a leitura!
Cadastro e funcionamento do app
Tanto o aplicativo da 99pop quanto o da Uber ocupam pouco espaço nos celulares e são aceitos nos dois principais sistemas de smartphone (Android e IOS).
A configuração interna dos apps também é bem simplificada e intuitiva, o que facilita a vida dos motoristas e permite que mesmo pessoas sem muito conhecimento tecnológico consigam navegar no app.
Agora, em relação ao cadastro, ambos os processos são bem simples, e bastante semelhantes, basta seguir o passo a passo de cada app, e enviar cópias de alguns documentos, como CNH, CPF e documentação do veículo.
Porém, os critérios para se tornar motorista em cada plataforma são um pouco diferentes, confira:
Critérios para ser motorista Uber
- Carteira de motorista na categoria B atualizada;
- Ser maior de 21 anos;
- Carteira de habilitação deve incluir a categoria EAR (exerce atividade remunerada);
- Carro regularizado e com documentação;
- O veículo pode ter no máximo 10 anos;
- Exige certificado de conclusão do curso de capacitação online;
Critérios para ser motorista 99pop
- Carteira de motorista na categoria B atualizada;
- Ser maior de 21 anos;
- Carteira de habilitação deve incluir a categoria EAR (exerce atividade remunerada);
- Carro regularizado e com documentação;
- Em relação à idade do veículo, o critério vai variar de cidade para cidade, mas a aceitação varia de 10 a 15 anos, em média.
- Diferentemente da Uber, a 99pop oferece alguns cursos de capacitação, mas fazê-los é opcional.
Quais as tarifas da Uber e da 99pop?
A tarifa que me refiro aqui é a porcentagem do valor da corrida que a plataforma cobra. Ou seja, se você fez uma corrida de R$10,00, quantos % fica para você e quantos % vai para a empresa? É justamente isso que essa tarifa define.
Agora que entendemos que tarifa é essa, vamos lá!
Até pouco tempo atrás, a Uber operava com uma tarifa de cobrança fixa de 25% para os motoristas da categoria X e Comfort, e 20% para aqueles da categoria Black, enquanto a 99pop possuía taxas variáveis, que iam de 0,99% até 19,99%.
Logo, nesse caso, a 99pop era mais vantajosa.
Contudo, essa situação se alterou, agora, seja Uber ou 99pop, o esquema de cobrança é o mesmo, e a tarifa paga pelos profissionais varia de acordo com a corrida e com a cidade em questão, e vai de 1% até 40% do valor da viagem.
Logo, se você faz uma corrida ao meio dia, de 15km em Belo Horizonte, um colega seu de trabalho, pode pegar uma corrida no mesmo horário, também de 15km e receber um valor diferente se estiver rodando no Rio de Janeiro, por exemplo. Em São Paulo, nas mesmas circunstâncias, o preço deve ser diferente também, até pelo trânsito na cidade costumar ser mais intenso.
Desse modo, é difícil de definir uma “tarifa base” para que você consiga calcular seus ganhos, já que tudo pode variar com as circunstâncias. Mas, em média, nos dois apps, na categoria mais simples de veículo, o motorista costuma receber R$1,60 por km rodado.
Como funciona o recebimento da taxa de cancelamento?
A Uber sempre pagou a taxa de cancelamento ao motorista, quando a desistência ocorria após 5 minutos de solicitação.
A 99pop, por sua vez, adotou essa medida há pouco tempo, mas aparentemente o sistema ainda possui muitas falhas, pois dificilmente os motoristas recebem de fato o valor da taxa de cancelamento.
E como ocorre o recebimento do pagamento na Uber e na 99pop?
As duas empresas possuem 3 maneiras distintas de repassar o pagamento das corridas aos motoristas. Veja:
Pagamento na Uber
- A cada 7 dias na conta corrente;
- A qualquer momento, aceitando apenas viagens em dinheiro;
- Todos os dias (através do recurso Flex Pay que permite que você antecipe os seus recebimentos. Basicamente, o Flex Pay é um recurso que te permite solicitar a antecipação da transferência dos seus repasses. Assim, você não precisa esperar até a semana seguinte pra ter dinheiro em mãos);
Pagamentos na 99pop
- A cada 7 dias na conta corrente;
- A qualquer momento, aceitando apenas viagens em dinheiro;
- Todos os dias, desde que a conta do motorista cadastrada para receber seus pagamentos seja a 99pay (99pay é a carteira digital da 99).
Inclusive, se você ainda não tem nenhuma carteira e nem conta digital, conheça o nosso simulador e veja qual a melhor opção para você! Ou, caso prefira uma consulta mais rápida, veja abaixo o nosso ranking de contas digitais!
Ranking melhores contas digitais segundo Educando seu Bolso
Posição | Instituição | Nota | Post | |
---|---|---|---|---|
1 | Banco PAN |
3.6
|
Confira!Confira! | |
2 | Inter |
3.6
|
Confira!Confira! | |
3 | C6 Bank |
3.5
|
Confira!Confira! | |
4 | PagBank |
3.4
|
Confira!Confira! | |
5 | PicPay |
3.3
|
Confira!Confira! | |
6 | NuBank |
3.3
|
Confira!Confira! | |
7 | Banco Bari |
3.2
|
Confira!Confira! | |
8 | BTG+ |
3.0
|
Confira!Confira! | |
9 | Neon |
3.0
|
Confira!Confira! | |
10 | Mercado Pago |
2.9
|
Confira!Confira! |
Retenção de pagamentos
As duas empresas possuem uma política de segurança de retenção de pagamentos quando ocorre alguma corrida suspeita. Logo, as plataformas averiguam se a corrida transcorreu bem e depois disponibilizam o valor para o motorista.
Na Uber, por exemplo, essa retenção ocorre quando o valor da corrida é superior à R$200,00. Ora, esse valor é muito alto para uma corrida de aplicativo, logo, essa retenção ao motorista deve acontecer com pouca frequência.
Agora, na 99pop, essa retenção ocorre em corridas a partir de R$60,00, o que já não é um valor tão alto. Logo, esse é um ponto a ser avaliado no momento da sua escolha.
Então, se na sua cidade é comum corridas com preços mais altos, talvez a 99pop te faça passar raiva com esse método de retenção e acabar atrasando seus pagamentos com uma certa frequência indesejada.
Inclusive, procuramos informações sobre o período em que o pagamento costuma ficar retido pelas empresas, e quanto tempo em média demora a averiguação e o pagamento, mas não achamos as informações.
Quais são as categorias disponíveis na Uber e na 99pop?
Aqui, tratamos da categoria em que você pode cadastrar o seu veículo dentro do app, de acordo com o modelo, tamanho e etc.
Pela Uber, os motoristas podem escolher entre três categorias diferentes para trabalhar: Uber X, Uber Comfort e Uber Black, sendo a primeira mais popular, a segunda intermediária, e a terceira mais luxuosa. Dessa forma, se o motorista investiu em um carro mais sofisticado, por exemplo, pode escolher uma categoria mais elevada e receber mais pelas corridas.
Já na 99pop, existem apenas duas categorias, a 99pop e a 99Comfort, o que restringe um pouco a escolha do motorista. Logo, se você tem um carro muito bom e deseja receber proporcionalmente ao conforto que você oferece ao seu cliente na corrida, a Uber pode te atender melhor nesse quesito. Mas, caso seu carro seja intermediário, as duas empresas te atendem bem nesse sentido.
Para ficar mais claro, vamos montar uma tabela com as categorias citadas acima e os modelos de veículos mais comuns em cada uma delas. Veja!
Categoria | Modelos de veículos |
---|---|
Uber X ou 99pop | Volkswagen Gol, Nissan March, Hyundai HB20, Renault Kwid, Volkswagen Voyage, Chevrolet Cobalt, entre outros. |
Uber Comfort ou 99Comfort | Honda City, Honda Fit, Nissan Versa, Chevrolet Prisma, entre outros |
Uber Black | Honda Civic, Hyunday Sonata, Renault Fluence, Ford Fusion, Toyota Corolla, entre outros |
Agora, se você ainda não ter um veículo mas deseja começar a rodar como motorista para conseguir uma grandinha a mais, saiba que existe a opção de aluguel de carro para motorista de aplicativo! Confira aqui!
Não tenho carro próprio, posso ser motorista de aplicativo?
Bem, caso você tenha interesse em ser motorista de aplicativo e não tenha carro próprio, existem saídas para você.
A Localiza Zarp, por exemplo, é uma vertente da Localiza que oferece veículos para motoristas da Uber, 99pop e inDriver, por exemplo. Assim, é possível ser motorista de aplicativo sem ter um carro próprio e sem precisar se preocupar com gastos como manutenção e seguro de carro.
Além disso, o pagamento não gera uma preocupação, pois pode ser descontado diretamente dos seus ganhos com o app.
Ficou interessado? Então confira nosso artigo sobre a Localiza Zarp, lá te apresentamos tudo sobre essa vertente, como prazos, categorias de veículos, preços e muito mais!
– Localiza Zarp: o aluguel de carro ideal para Uber?
Posso usar o carro da Localiza Zarp para uso pessoal?
Veja bem, a Zarp é uma modalidade exclusiva para rodar por aplicativo, ou seja, você não poderá usar o carro para deslocamentos pessoais. Neste caso, recomendamos que confira outras vertentes da Localiza, como a Localiza Hertz e a Localiza Meoo.
A Localiza&Co, antiga Localiza Hertz, é o aluguel de carro mensal da Localiza, com carros seminovos e período de locação de até 1 ano. Por isso, pode não ser a melhor opção para quem quer o carro no dia a dia, afinal, períodos maiores de locação tendem a ser mais vantajosos financeiramente.
Já a Meoo é a modalidade de carros por assinatura da Localiza, contando com carros 0km e períodos de até 48 meses. Assim, essa é a melhor opção para quem quer usar o carro no dia a dia, mas não para viagens, por exemplo, pois o menor período de aluguel é de 12 meses.
Ficou interessado? Então confira nossos artigos sobre a Localiza&Co e a Localiza Meoo:
- Carro por assinatura Localiza Meoo: descubra como funciona e se vale a pena!
- Localiza: carro por assinatura e aluguel mensal | Review
Ah, e visando garantir o melhor para nossos leitores, conseguimos um desconto especial para quem tiver interesse em assinar um carro na Meoo! Basta clicar no botão que você será direcionado para o atendimento da Localiza e, claro, garantindo seu desconto!
QUERO ASSINAR O MEOO COM DESCONTO!
Suporte da Uber e da 99pop
Em relação ao suporte, as duas empresas possuem formas de atendimento ao motorista que operam 24 horas, 7 dias na semana.
A 99pop, por exemplo, possui telefone de contato (0300 3132 421 ou 011 3004 8199) , central de segurança, central de ajuda, e a casa 99 (para atendimento presencial).
Já a Uber oferece tanto atendimento telefônico (0800 006 8068) quanto formas de contato através do próprio app, além de suporte no site e algumas lojas físicas.
Então, é perceptível que as duas empresas se esforçam para entregar um bom atendimento ao motorista parceiro, com mais de uma opção de atendimento 24 horas.
Avaliação do passageiro
Uma forma de rodar sem correr maiores riscos, principalmente ao estar em bairros distantes ou em horários mais tardios, é analisar a nota do passageiro na plataforma.
Assim, na Uber essa informação é visível ao motorista antes mesmo que ele aceite a corrida. Desse modo, o profissional consegue avaliar, pela nota, se irá ou se não irá aceitar aquele cliente.
Já, na 99pop essa informação não é disponibilizada aos motoristas, o que é uma desvantagem bem relevante em relação à concorrência.
Ora, imagine que você está dirigindo na madrugada, e recebe uma chamada saindo de um evento e indo para uma região que você desconhece. Talvez você não se sinta seguro, certo? É nesse momento que a avaliação do passageiro pode ser crucial na sua tomada de decisão. Se ele for bem avaliado, e elogiado pelos demais motoristas, talvez você se sienta melhor em aceitar a corrida, não é mesmo?
E em caso de acidentes?
Bom, tanto no site da Uber quanto no site da 99pop, as informações sobre esse tópico são bem restritas.
As únicas instruções dadas pelas duas empresas é entrar em contato pelo telefone, site ou nos ambientes de atendimento presencial e relatar o ocorrido.
Acredito que cada caso deve ser avaliado individualmente, e por isso não há mais nenhuma informação divulgada pelas plataformas em relação a casos de acidentes!
Qual é melhor: Uber ou 99pop?
Como trouxemos muitas informações e muitos critérios a serem avaliados, pode ser que tenha ficado difícil de comparar tudo de uma vez só.
Então, para facilitar, montamos essa tabela, com os principais pontos aqui avaliados, e demarcando com um símbolo (✔️) qual empresa nós consideramos mais vantajosas em cada quesito (no caso de empate, as duas empresas estarão com o símbolo!). Confira!
Empresa | Uber | 99pop |
---|---|---|
Funcionamento e cadastro | Cadastro simples e o app é bem leve e intuitivo ✔️ | Cadastro simples e o app é bem leve e intuitivo ✔️ |
Critérios para ser motorista | Tem critérios mais rigorosos, já que exige o certificado de conclusão do curso e o carro só pode ter até 10 anos | Critérios menos rigorosos, já que o curso é opcional e a idade aceita do veículo varia de cidade para cidade ✔️ |
Tarifas | O método de cobrança é variável, de acordo com o local e com a corrida ✔️ | O método de cobrança é variável, de acordo com o local e com a corrida ✔️ |
Taxa de cancelamento | Possui um sistema efetivo de pagamento das taxas de cancelamento ao motorista ✔️ | Sistema ainda fragilizado e nem sempre os motoristas recebem o valor das taxas |
Repasse do dinheiro ao motorista | Oferece 3 formas de pagamento, diário, semanal ou a todo momento aceitando apenas viagens em dinheiro ✔️ | Oferece 3 formas de pagamento, diário, semanal ou a todo momento aceitando apenas viagens em dinheiro ✔️ |
Política de retenção de pagamentos | A retenção de pagamentos é feita a partir de corridas de mais de R$200,00 ✔️ | A retenção ocorre a partir de corridas de R$60,00 |
Opções de categoria | Oferece 3 opções de categoria, que irão variar conforme o modelo do seu carro ✔️ | A empresa oferece apenas duas opções de categoria |
Suporte | Oferece diversos canais de comunicação 24 horas ✔️ | Oferece diversos canais de comunicação 24 horas ✔️ |
Avaliação do passageiro | Mostra ao motorista a avaliação do passageiro antes que ele aceite a corrida ✔️ | Não mostra a avaliação do passageiro |
Mas e aí… Uber ou 99pop?
Após compararmos critério por critério das duas plataformas, vimos que a disputa ainda é bem acirrada.
Por mais que a Uber ofereça alguns benefícios a mais, como a taxa de cancelamento efetiva e a retenção de pagamentos ocorrer apenas com valores mais altos, isso pode não ser o suficiente para que você tome a sua decisão.
Logo, vale a pena avaliar o modelo do seu carro (se for mais sofisticado, talvez a Uber te atenda melhor pela disponibilidade de categorias) e o ano do seu carro (se for mais antigo, talvez apenas a 99pop te aceite).
Além desses fatores, é primordial que você saiba qual dos apps é mais usado na sua cidade, e qual possui mais demanda. Ora, não adianta ser um Uber Black se na sua cidade só usam 99pop, não é mesmo?!
Mas e aí, gostou do post? Se interessa por esse tema? Então não perca tempo e conheça o nosso curso sobre veículos e fique por dentro de tudo desse assunto!
Leia também:
- Seguro auto: como funciona e qual o seguro de carro mais barato?
- O que preciso saber antes de contratar o consórcio? Descubra já!
- Dá para comprar ou vender um seminovo online com segurança na Kavak?
kkkkkk
Mano trabalha quem precisa deixa a água bater na sua bunda que para de reclamar kkkk..
Fica tranquila, as informações foram válidas. Você não tem que determinar que profissão é melhor. Talvez ele seja um juiz de direito! Se bem que tá mais provável pra semianalfabeto.
E se o passageiro vomitar ou sujar o veículo, as plataformas tem algum suporte pra isso?
Bom dia, Rodrigo!
Não… Infelizmente as plataformas não oferecem nenhum tipo de suporte para esse tipo de incidente.
Espero ter ajudado. Se também quiser nos ajudar, gostaríamos de pedir um testemunho sobre o nosso trabalho no linkedin, que assine nossas mídias sociais em youtube, instagram, twitter ou facebook e que compartilhe nosso conteúdo ou clique nos nossos links sempre que possível. Isso não custa nada pra você e nos auxilia a continuar ajudando um montão de gente.
Na verdade pela Uber eu já fiz o processo, pela 99 ainda não. Você faz a higienização, abre o pedido de suporte e envia a nota com o valor gasto para receber reembolso
Boa tarde, Alessandra!
Muito obrigada por compartilhar sua experiência com nossos leitores!
Se também quiser nos ajudar, gostaríamos de pedir um testemunho sobre o nosso trabalho no linkedin, que assine nossas mídias sociais em youtube, instagram, twitter ou facebook e que compartilhe nosso conteúdo ou clique nos nossos links sempre que possível. Isso não custa nada pra você e nos auxilia a continuar ajudando um montão de gente.
Atenciosamente,
Eduarda Ferrari
Muito boa explicação, trabalho é trabalho alguns melhores que os outros, na verdade acho que varia tem dias que a Uber é melhor tem dia que a 99 é melhor
Que bom que gostou, Arrisca!
Ficamos felizes em ter ajudado. Se também quiser nos ajudar, gostaríamos de pedir um testemunho sobre o nosso trabalho no linkedin, ou Google. Que assine e avalie nosso podcast ou mídias sociais em youtube, instagram, twitter ou facebook e que compartilhe nosso conteúdo ou clique nos nossos links sempre que possível. Isso não custa nada pra você e nos auxilia a continuar ajudando um montão de gente.
Eu não sei de onde vcs tiram essa mentira da toda tá um lixo trabalhar pra aplicativo e não tem uma autoridade nacional que varre essa palhaçada e esse trabalho escravo;Que motorista veem sofrendo nos últimos meses,isso e vergonha depois veem rede nacional pedir voto.
Boa tarde, Nicolas! Tudo bem?
Concordo que, infelizmente, as condições de trabalho oferecidas pelas empresas de motoristas de aplicativo nem sempre são ideais. Entretanto, como nosso objetivo aqui é levar informação de qualidade e de forma simples, achamos que seria relevante comparar o produto oferecido pela Uber e pela 99, as duas maiores empresas no ramo de motoristas de aplicativo no Brasil. Sendo assim, definitivamente, não estamos aqui para elogiá-los, defendê-las ou oferecê-los como uma boa opção de trabalho. Nosso intuito é, apenas, juntar as informações sobre cada empresa e fazer uma comparação entre as duas, para que quem esteja interessado em começar a trabalhar como motorista de aplicativo possa escolher qual, na medida do possível, irá atendê-lo melhor! Por fim, obrigada pelo seu relato, ele é fundamental para que nossos leitores possam saber a experiência de quem usufrui desses produtos no dia a dia, e lamento sua infelicidade com as opções existentes no ramo de motorista de aplicativo hoje!
De qualquer maneira, espero ter te ajudado de alguma forma!
Se também quiser nos ajudar, gostaríamos de pedir um testemunho sobre o nosso trabalho no linkedin, que assine nossas mídias sociais em youtube, instagram, twitter ou facebook e que compartilhe nosso conteúdo ou clique nos nossos links sempre que possível. Isso não custa nada pra você e nos auxilia a continuar ajudando um montão de gente.
Fica tranquila, foi esclarecedor, você não tem a função de avaliar que profissão é mais rentável. Talvez o Nicolas seja um promotor de justiça ou um juiz de direito. Se bem que tá mais pra semianalfabeto!