O Nobel de Economia e a irracionalidade das pessoas

O economista norte-americano Richard H. Thaler recebeu recentemente o Prêmio de Economia em Memória de Alfred Nobel de 2017.  Thaler é um dos maiores expoentes mundiais da economia comportamental. Algumas de suas teorias explicam como as pessoas simplificam a tomada de decisões financeiras.

Este já havia sido o assunto do post do meu amigo Quintiliano, na semana passada. Agora foi o assunto da nossa conversa desta semana com o Pedro Vieira, no programa Em Boa Companhia, da Rádio Inconfidência.

Por que Thaler mereceu o Nobel?

Em linhas gerais, Thaler afirma que, em muitas situações, as pessoas tomam decisões econômicas de forma irracional. As linhas principais da Economia já admitiam que as pessoas não agem de forma totalmente racional. Porém, consideravam que elas não estavam muito distantes disso, de modo que a teoria econômica poderia se desenvolver levando em conta a racionalidade como regra.

Thaler defendeu não apenas que a irracionalidade nas decisões econômicas é mais intensa e frequente do que certas teorias pressupõem, mas também que as pessoas saem da racionalidade de maneira previsível.

Falamos também sobre o interessante conceito do “empurrãozinho” da teoria de Thaler. Segundo este conceito, as pessoas precisam de um estímulo para sair da inércia. Já reparou nisso?

Irracionalidade nossa de cada dia

Já notou como é comum tomarmos decisões econômicas irracionais? E em como o marketing e a propaganda se aproveitam disso?

  • Já comprou pipoca em cinema? Reparou que a diferença de preço entre a pequena, a média e a grande não é muito alta? Qual você escolhe?
  • No supermercado, uma garrafa de refrigerante de 3 litros vem com a mesma quantidade de um fardo de 12 latas de 250 ml. Só que a garrafa custa a metade. Qual dos dois você escolhe?
  • Você está procurando um lugar para morar e tem dinheiro suficiente para comprar um apartamento. Você prefere comprar ou alugar? O que leva em conta para tomar essa decisão?
  • Uma bebida fica mais saborosa quando você sabe que ela é mais cara?
  • Uma roupa fica mais bonita só porque tem uma etiqueta de uma marca bacana?
  • O que você leva em conta ao contratar um seguro?

.

O programa foi muito divertido. Ouça o podcast, acompanhe o bate-papo, ouça os exemplos que discutimos, aposto que você vai se enxergar em muitas das situações narradas.

Educando Seu Bolso
Educando Seu Bolso
O Nobel de Economia e a irracionalidade das pessoas
/

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top