ATENÇÃO: Nossa avaliação deste produto é totalmente isenta e independente. Não temos qualquer acordo comercial com a empresa ou com o produto.
Não recebemos ou receberemos qualquer comissão relacionada à contratação de cartões por qualquer pessoa, leitora ou não do blog. Com esta seção, nossa intenção é apenas ressaltar produtos e serviços financeiros que julgamos que valham ser experimentados no meio desse emaranhado de opções que estão por aí ou alertar em caso de propostas que sejam armadilhas em potencial para o consumidor. Nada mais.
Faz pouco mais de um mês, li num lugar qualquer sobre um tal de Nubank. Entrei no site para ver que negócio era esse, e descobri que era uma instituição de pagamento que oferece serviços de cartão de crédito (para maiores detalhes sobre o que são as instituições de pagamento, acesse este link).
Até aí, nada de novo. Fui ver os slogans: “Diferente de tudo que você já viu”, e “O fim da complexidade”. Me interessei por conhecer melhor o produto, já que simplicidade é coisa rara no mundo dos produtos e serviços financeiros disponíveis por aí.
Ao ler as vantagens e desvantagens, a primeira surpresa: o Nubank não cobra anuidade ou quaisquer outros custos do usuário do cartão. Outra: o cartão é integralmente gerenciado pelo telefone, sem nenhuma papelada pra lá e pra cá.
Convite Nubank Cartão
Voltando ao site, no canto superior direito, havia uma caixinha onde se lia “Pedir meu convite”. Pensei: “opa, aqui parece ser a porta de entrada”. Cliquei na caixinha, preenchi três coisas: nome, CPF e e-mail. Depois cliquei no botão “Entrar na lista de espera”. Segunda surpresa: a tal simplicidade apareceu logo de cara!
Isso foi no dia 18 de maio, 8h40 da manhã. Logo em seguida, me mandaram um e-mail avisando que minhas informações foram recebidas e que eles iriam fazer a análise de crédito. Às 18:32 do mesmo dia – menos de 10 horas depois – recebi outro e-mail com o convite para que eu experimentasse o Nubank e que, para isso, deveria preencher um breve cadastro.
O e-mail recomendava baixar o aplicativo no meu smartphone (download disponível tanto para iOS como para Android). Terceira surpresa: agilidade e, de novo, simplicidade.
Aplicativo Nubank
Baixei o aplicativo no celular e preenchi, no telefone mesmo, o tal cadastro, que era realmente breve: nome, endereço, telefone, renda mensal e mais uma ou outra informação.
Depois, o aplicativo pediu uma foto minha (tirei uma selfie na hora com o celular) e 2 fotos de meu documento de identidade, frente e verso, que também tirei com o celular. Simples assim!
Por fim, baseado na renda que informei, o cartão sugeriu um limite de crédito (de aproximadamente 30% da minha renda), mas que poderia ser alterado, caso eu quisesse.
Aumentei para cerca de 50% da minha renda, e o aplicativo “não reclamou”. Pronto! Em menos de 3 minutos, o cadastro estava preenchido. Surpresa número quatro.
Dois dias depois, a quinta surpresa: um e-mail dizendo que o cadastro tinha sido aprovado e que o cartão já estava sendo confeccionado. E o contrato veio em anexo: seis páginas de conteúdo, e com letras legíveis! Surpresa número seis.
Outra surpresa: no aplicativo do celular, constava que eu deveria esperar cerca de 20 dias para recebê-lo, mas com 10 dias de antecedência, lá estava o cartão na minha caixa de correio.
Acusei o recebimento, cadastrei a senha e comecei a usá-lo. O uso foi realmente igualzinho ao de qualquer cartão; nada de surpresa nesse quesito. Zero problema em todas as compras realizadas.
Notificações de compra no aplicativo
A cada compra, recebia no meu celular uma notificação dizendo o nome do estabelecimento e o valor da compra, bem parecido com o cartão que eu vinha usando.
Um detalhe: meu banco me cobra R$3,50 pelo serviço de envio de SMS para avisar compras acima de R$30,00; o Nubank não cobra nada para avisar cada compra no seu aplicativo, mesmo para compras abaixo desse valor.
Escolhi o dia 25 para o pagamento das faturas; assim, a primeira fechou no dia 12 de junho. No dia seguinte, recebi um e-mail avisando sobre o fechamento.
Entrei no aplicativo, conferi a fatura e cliquei na opção “Gerar Boleto”; recebi a sequência numérica do código de barras, copiei e colei no aplicativo do meu banco em segundos e efetuei o agendamento do pagamento integral da fatura. Simples de novo.
Aqui cabe um aviso: apesar de todas as boas surpresas que elenquei acima, não se pode esquecer que o produto do Nubank é um cartão de crédito como qualquer outro.
Pagando fatura Nuconta
Pagando em dia e integralmente a fatura, tudo bem, valem as vantagens, mas em caso de pagamento parcial ou com atraso, o saldo devedor se transforma num crédito rotativo, com juros de 7,75% ao mês, ou 145% ao ano!
Esses juros até são menores do que a média praticada pelos concorrentes, mas são altos o suficiente pra que sejam evitados com todas as forças. Portanto, pagamento parcial ou atrasado da fatura, nem pensar!
O ponto negativo? Não ter nenhum programa próprio de pontos. Isso não é lá tão ruim assim, pois esses tais programas próprios costumam dar benefícios adicionais, mas com a contrapartida de custos, sendo o principal deles a anuidade.
Um atenuante: é possível se cadastrar no programa “Supreenda Mastercard”, que pertence à (única) bandeira do cartão Nubank.
Conclusão: Nubank vale a pena?
Em resumo: um novo produto, totalmente descomplicado, sem burocracia, fácil de usar e gerenciar, e ainda por cima sem custo para o usuário. Recomendo o teste!
Se você quer conhecer mais a conta desse banco, leia nosso artigo sobre a Nuconta! Ah, e caso você esteja na dúvida sobre qual banco digital é o ideal pra você, não deixe de conferir nosso simulador de contas digitais.
AVALIAÇÃO FINAL NUBANK: APROVADO!
Olá Daniel, esse cartão parece ser maravilhoso rsrs, por meio do seu post fiquei ainda mais interessada em obtê-lo. Poderia por gentiliza fazer uma indicação?
[email protected]
Obrigada!
Claro, Vanessa, já te indiquei.
Um abraço, Daniel
Daniel, boa noite!
Eu andava com muitas dúvidas a respeito do NuBank, mas você já as tirou, haha! Bem inovadora a proposta mesmo, e parabéns pelo post!
Poderias, por favor, me enviar um convite? Gostaria de testar!
Grata!
Oi Barbara, obrigado! Já fiz a sua indicação.
Um abraço, Daniel
por favor pode me indicar [email protected]
Claro! Indicação feita.
Um abraço, Daniel
por favor poderia me indicar [email protected]
Claro! Devidamente indicado.
Um abraço, Daniel
Poderia me enviar um Convite. Grato!
[email protected]
Enviado!
Um abraço, Daniel
Me envia um convite?
[email protected]
Enviado!
Um abraço, Daniel
ola, poderia me enviar uma indicação por favor
Oi Fabio,
Podemos sim, claro! Acabei de te indicar.
Um abraço, Daniel
Boa tarde amigo, me interesse bastante, poderia me enviar um convite?
Claro, Rafael. Acabei de te enviar.
Um abraço, Daniel
Boa tarde! Daniel. Vc pode me indicar meu amigo!! Te agradeço!! Abraço
[email protected]
Perfeitamente! Já foi indicado, Uchôa.
Um abraço, Daniel
Valeu parceiro!! Obrigado Daniel.
Show de texto!! Vc pode me indicar pro nubank amigão?? Agradeço. Abraço
Show de bola o texto!! Pode me indicar meu amigã[email protected]
Oi Uchôa, bom dia!
Já havia feito sua indicação faz uns dias. Você não recebeu não? Bom, te indiquei novamente por via das dúvidas. Um abraço, Daniel
Olá, Daniel!
Muito boa a sua resenha. Fiquei curioso sobre o cartão NuBank, fui pesquisar e, tcharam, encontrei o seu post. Bem esclarecedor! Poderia me enviar um convite também!?
Obrigado!
Abraço!!!
Oi Weslen,
Que bom que gostou do post. Acabei de te indicar pro Nubank, agora é só esperar!
Um abraço, Daniel
Ola bom dia Daniel, gostei muito do seu post sera que você poderia me enviar um convite, nubank por favor. Bjjs
Oi Wiana,
Acabei de te indicar.
Um abraço, Daniel
Olá, Daniel.
Poderia fazer uma indicação?
[email protected]
Claro, Jean! Acabei de te indicar.
Um abraço, Daniel
Parabéns pelo post, muito bom!
Se possível teria como me enviar um convite para poder conhecer o recurso?
Obrigado, abraços!
Que bom que gostou, Fabiano! Acabei de te indicar pro Nubank.
Um abraço, Daniel
Olá, Daniel.
Poderia fazer uma indicação?
[email protected]
Claro, Mylena! Acabei de te indicar.
Um abraço, Daniel