ATENÇÃO: Nossa avaliação deste produto é totalmente isenta e independente. Não temos qualquer acordo comercial com a empresa ou com o produto.
Não recebemos ou receberemos qualquer comissão relacionada à contratação de cartões por qualquer pessoa, leitora ou não do blog. Com esta seção, nossa intenção é apenas ressaltar produtos e serviços financeiros que julgamos que valham ser experimentados no meio desse emaranhado de opções que estão por aí ou alertar em caso de propostas que sejam armadilhas em potencial para o consumidor. Nada mais.
Faz pouco mais de um mês, li num lugar qualquer sobre um tal de Nubank. Entrei no site para ver que negócio era esse, e descobri que era uma instituição de pagamento que oferece serviços de cartão de crédito (para maiores detalhes sobre o que são as instituições de pagamento, acesse este link).
Até aí, nada de novo. Fui ver os slogans: “Diferente de tudo que você já viu”, e “O fim da complexidade”. Me interessei por conhecer melhor o produto, já que simplicidade é coisa rara no mundo dos produtos e serviços financeiros disponíveis por aí.
Ao ler as vantagens e desvantagens, a primeira surpresa: o Nubank não cobra anuidade ou quaisquer outros custos do usuário do cartão. Outra: o cartão é integralmente gerenciado pelo telefone, sem nenhuma papelada pra lá e pra cá.
Convite Nubank Cartão
Voltando ao site, no canto superior direito, havia uma caixinha onde se lia “Pedir meu convite”. Pensei: “opa, aqui parece ser a porta de entrada”. Cliquei na caixinha, preenchi três coisas: nome, CPF e e-mail. Depois cliquei no botão “Entrar na lista de espera”. Segunda surpresa: a tal simplicidade apareceu logo de cara!
Isso foi no dia 18 de maio, 8h40 da manhã. Logo em seguida, me mandaram um e-mail avisando que minhas informações foram recebidas e que eles iriam fazer a análise de crédito. Às 18:32 do mesmo dia – menos de 10 horas depois – recebi outro e-mail com o convite para que eu experimentasse o Nubank e que, para isso, deveria preencher um breve cadastro.
O e-mail recomendava baixar o aplicativo no meu smartphone (download disponível tanto para iOS como para Android). Terceira surpresa: agilidade e, de novo, simplicidade.
Aplicativo Nubank
Baixei o aplicativo no celular e preenchi, no telefone mesmo, o tal cadastro, que era realmente breve: nome, endereço, telefone, renda mensal e mais uma ou outra informação.
Depois, o aplicativo pediu uma foto minha (tirei uma selfie na hora com o celular) e 2 fotos de meu documento de identidade, frente e verso, que também tirei com o celular. Simples assim!
Por fim, baseado na renda que informei, o cartão sugeriu um limite de crédito (de aproximadamente 30% da minha renda), mas que poderia ser alterado, caso eu quisesse.
Aumentei para cerca de 50% da minha renda, e o aplicativo “não reclamou”. Pronto! Em menos de 3 minutos, o cadastro estava preenchido. Surpresa número quatro.
Dois dias depois, a quinta surpresa: um e-mail dizendo que o cadastro tinha sido aprovado e que o cartão já estava sendo confeccionado. E o contrato veio em anexo: seis páginas de conteúdo, e com letras legíveis! Surpresa número seis.
Outra surpresa: no aplicativo do celular, constava que eu deveria esperar cerca de 20 dias para recebê-lo, mas com 10 dias de antecedência, lá estava o cartão na minha caixa de correio.
Acusei o recebimento, cadastrei a senha e comecei a usá-lo. O uso foi realmente igualzinho ao de qualquer cartão; nada de surpresa nesse quesito. Zero problema em todas as compras realizadas.
Notificações de compra no aplicativo
A cada compra, recebia no meu celular uma notificação dizendo o nome do estabelecimento e o valor da compra, bem parecido com o cartão que eu vinha usando.
Um detalhe: meu banco me cobra R$3,50 pelo serviço de envio de SMS para avisar compras acima de R$30,00; o Nubank não cobra nada para avisar cada compra no seu aplicativo, mesmo para compras abaixo desse valor.
Escolhi o dia 25 para o pagamento das faturas; assim, a primeira fechou no dia 12 de junho. No dia seguinte, recebi um e-mail avisando sobre o fechamento.
Entrei no aplicativo, conferi a fatura e cliquei na opção “Gerar Boleto”; recebi a sequência numérica do código de barras, copiei e colei no aplicativo do meu banco em segundos e efetuei o agendamento do pagamento integral da fatura. Simples de novo.
Aqui cabe um aviso: apesar de todas as boas surpresas que elenquei acima, não se pode esquecer que o produto do Nubank é um cartão de crédito como qualquer outro.
Pagando fatura Nuconta
Pagando em dia e integralmente a fatura, tudo bem, valem as vantagens, mas em caso de pagamento parcial ou com atraso, o saldo devedor se transforma num crédito rotativo, com juros de 7,75% ao mês, ou 145% ao ano!
Esses juros até são menores do que a média praticada pelos concorrentes, mas são altos o suficiente pra que sejam evitados com todas as forças. Portanto, pagamento parcial ou atrasado da fatura, nem pensar!
O ponto negativo? Não ter nenhum programa próprio de pontos. Isso não é lá tão ruim assim, pois esses tais programas próprios costumam dar benefícios adicionais, mas com a contrapartida de custos, sendo o principal deles a anuidade.
Um atenuante: é possível se cadastrar no programa “Supreenda Mastercard”, que pertence à (única) bandeira do cartão Nubank.
Conclusão: Nubank vale a pena?
Em resumo: um novo produto, totalmente descomplicado, sem burocracia, fácil de usar e gerenciar, e ainda por cima sem custo para o usuário. Recomendo o teste!
Se você quer conhecer mais a conta desse banco, leia nosso artigo sobre a Nuconta! Ah, e caso você esteja na dúvida sobre qual banco digital é o ideal pra você, não deixe de conferir nosso simulador de contas digitais.
AVALIAÇÃO FINAL NUBANK: APROVADO!
Olá Daniel, gostei muito da sua publicação.. Bem detalhada e muito esclarecedora… Fiquei interessada no cartão … Se tiver convite Poderia enviar para o meu e-mail?
Obrigada!!
Oi Marta, bom dia!
Acabei de fazer sua indicação.
Um abraço, Daniel
Obrigada!!!!!
Olá.. Pode por gentileza me enviar um convite?
Oi Luciene,
Claro que sim! Acabei de fazer sua indicação.
Um abraço, Daniel
Bom dia Daniel, tem como vc indicar no cartao nubank, [email protected], obrigadooo
Sim, claro, Fabiano! Acabei de te indicar.
Um abraço, Daniel
Obrigado Daniel, agora só esperar
Oi Daniel,queria saber c você tem convite ainda,e c você pode enviar um pra min
Oi Luan,
Temos sim. Acabei de te indicar.
Um abraço, Daniel
Brigado daniel
Muito boa as suas explicações. Me interessei pelo cartão após ler seu post, teria como vc me enviar um convite? Desde já agradeço.
Oi Alda, boa tarde.
Acabei de fazer sua indicação.
Um abraço, Daniel
Obrigado David! Deus te dê em dobro!
Desculpa, DANIEL!!
Boa tarde Daniel,
Boa crítifica a sua. Vi a propaganda desse cartão na minha página do face, saí pesquisando pela net e até agora parece coisa de outro mundo.
Você poderia me indicar também?
Agradeço desde já.
Boa tarde, Fábio,
Claro que sim, acabei de te indicar.
Um abraço, Daniel
Boa noite Daniel!
Fiquei muito interessado, pode me enviar um convite? Otimo trabalho que você está fazendo!
[email protected]
Bom dia, Rafael.
Que bom que gostou. Continue acompanhando o blog para mais novidades no mundo das finanças pessoais.
Acabei de te indicar pro Nubank.
Um abraço, Daniel
parabéns pelas explicações!
Obrigado!
Eu vi várias pessoas te pedindo para serem indicadas….Eu fiz o cadastro diretamente pelo site, como você descreveu no texto. Qual a diferença?
Oi Ana Carolina,
A diferença é que “… se você foi indicado via email por um amigo Nubanker, isso também diferencia o seu perfil na análise”. Para mais detalhes sobre o processo de análise de crédito do Nubank, veja esse link, bem didático:
https://www.nubank.com.br/analise/
Um abraço, Daniel
Daniel, Boa Noite!
Texto bem elaborado e com linguagem simples, muito bom!
Este cartão é internacional também?
Poderia me indicar?!
Obrigado!
Claro, Bruno!
Pedido feito, pedido atendido. Acabei de te indicar.
Um abraço, Daniel
Que interessante, será que tem algum convite?
Sim, claro, Paulo! Acabei de te indicar. Um abraço, Daniel
Bom dia, se ainda tiver convite poderia me enviar?
Fiquei super interessada !
Obrigado.
Sim, claro, Loreane!
Acabei de te indicar.
Um abraço, Daniel
Voltei para te agradecer pela indicação e dizer que realmente foi muito rápido e sem qualquer tipo de burocracia no mesmo dia em que entrei na lista de espera me retornaram minutos depois para dar inicio ao processo e no fim do dia foi aprovado agora só esperar até dia 11/12 para chegar e o limite realmente é muito bom, adorei !
Muito obrigado pela indicação !
Que bom que deu certo, Loreane! Agora, faça um bom uso dele, hein?! Afinal de contas é um cartão de crédito, como qualquer outro (sim, com as vantagens de ter anuidade zero, juros “menos altos”, menos burocrático etc). Então, use-o com parcimônia e pague suas faturas todas integralmente em dia!
Um abraço, Daniel
Boa noite, Daniel!
Seria possível me enviar um convite também?
Fiquei interessado !
Muito Obrigado !
Obs.: pode mandar nesse email mesmo, tenho acesso a ele.
Boa tarde, Pedro!
Acabei de fazer a indicação, para este e-mail aí que você sugeriu.
Um abraço, Daniel
Olá Daniel! Tudo bem?
Antes de tudo, parabéns pelo teu artigo.
Eu tenho dúvidas. Pode me ajudar?
Se recebemos uma indicação quando já temos um cadasto feito no site NuBank.com, ficamos com cadastro duplicado? Isso é positivo ou negativo para o cadastro? Tipo assim, quanto mais cadastros pelos links de indicações é melhor ou pior? Se é melhor, pode me indicar?
Parabéns novamente, e obrigado antecipadamente! 😉
Oi Silas, como vai?
Então, não creio que você fique com o cadastro duplicado se receber duas indicações distintas. Mal não há nisso, creio. Pode ser que tenha algo de positivo, mas não vejo porque ser visto negativamente.
Acabei de te indicar pro Nubank.
Um abraço, Daniel
Boa tarde, Daniel!
Seria possível me enviar um convite também?
Fiquei interessado !
Muito Obrigado !
Sim, claro, Luís! Acabo de fazer sua indicação.
Um abraço, Daniel
Por favor, poderia me enviar um convite também? Eu vi que eles vão começar a usar pagamentos pelo Apple Watch (Apple Pay) e mal posso esperar para experimentar o serviço.
Isso além de todos os outros beneficios que você mesmo mencionou.
Muito obrigado.
Oi Bruno,
Não tinha ouvido falar dessa história do Nubank com a Apple Pay, vou pesquisar, obrigado pela dica.
Acabei de fazer sua indicação.
Um abraço, Daniel