ATENÇÃO: Nossa avaliação deste produto é totalmente isenta e independente. Não temos qualquer acordo comercial com a empresa ou com o produto.
Não recebemos ou receberemos qualquer comissão relacionada à contratação de cartões por qualquer pessoa, leitora ou não do blog. Com esta seção, nossa intenção é apenas ressaltar produtos e serviços financeiros que julgamos que valham ser experimentados no meio desse emaranhado de opções que estão por aí ou alertar em caso de propostas que sejam armadilhas em potencial para o consumidor. Nada mais.
Faz pouco mais de um mês, li num lugar qualquer sobre um tal de Nubank. Entrei no site para ver que negócio era esse, e descobri que era uma instituição de pagamento que oferece serviços de cartão de crédito (para maiores detalhes sobre o que são as instituições de pagamento, acesse este link).
Até aí, nada de novo. Fui ver os slogans: “Diferente de tudo que você já viu”, e “O fim da complexidade”. Me interessei por conhecer melhor o produto, já que simplicidade é coisa rara no mundo dos produtos e serviços financeiros disponíveis por aí.
Ao ler as vantagens e desvantagens, a primeira surpresa: o Nubank não cobra anuidade ou quaisquer outros custos do usuário do cartão. Outra: o cartão é integralmente gerenciado pelo telefone, sem nenhuma papelada pra lá e pra cá.
Convite Nubank Cartão
Voltando ao site, no canto superior direito, havia uma caixinha onde se lia “Pedir meu convite”. Pensei: “opa, aqui parece ser a porta de entrada”. Cliquei na caixinha, preenchi três coisas: nome, CPF e e-mail. Depois cliquei no botão “Entrar na lista de espera”. Segunda surpresa: a tal simplicidade apareceu logo de cara!
Isso foi no dia 18 de maio, 8h40 da manhã. Logo em seguida, me mandaram um e-mail avisando que minhas informações foram recebidas e que eles iriam fazer a análise de crédito. Às 18:32 do mesmo dia – menos de 10 horas depois – recebi outro e-mail com o convite para que eu experimentasse o Nubank e que, para isso, deveria preencher um breve cadastro.
O e-mail recomendava baixar o aplicativo no meu smartphone (download disponível tanto para iOS como para Android). Terceira surpresa: agilidade e, de novo, simplicidade.
Aplicativo Nubank
Baixei o aplicativo no celular e preenchi, no telefone mesmo, o tal cadastro, que era realmente breve: nome, endereço, telefone, renda mensal e mais uma ou outra informação.
Depois, o aplicativo pediu uma foto minha (tirei uma selfie na hora com o celular) e 2 fotos de meu documento de identidade, frente e verso, que também tirei com o celular. Simples assim!
Por fim, baseado na renda que informei, o cartão sugeriu um limite de crédito (de aproximadamente 30% da minha renda), mas que poderia ser alterado, caso eu quisesse.
Aumentei para cerca de 50% da minha renda, e o aplicativo “não reclamou”. Pronto! Em menos de 3 minutos, o cadastro estava preenchido. Surpresa número quatro.
Dois dias depois, a quinta surpresa: um e-mail dizendo que o cadastro tinha sido aprovado e que o cartão já estava sendo confeccionado. E o contrato veio em anexo: seis páginas de conteúdo, e com letras legíveis! Surpresa número seis.
Outra surpresa: no aplicativo do celular, constava que eu deveria esperar cerca de 20 dias para recebê-lo, mas com 10 dias de antecedência, lá estava o cartão na minha caixa de correio.
Acusei o recebimento, cadastrei a senha e comecei a usá-lo. O uso foi realmente igualzinho ao de qualquer cartão; nada de surpresa nesse quesito. Zero problema em todas as compras realizadas.
Notificações de compra no aplicativo
A cada compra, recebia no meu celular uma notificação dizendo o nome do estabelecimento e o valor da compra, bem parecido com o cartão que eu vinha usando.
Um detalhe: meu banco me cobra R$3,50 pelo serviço de envio de SMS para avisar compras acima de R$30,00; o Nubank não cobra nada para avisar cada compra no seu aplicativo, mesmo para compras abaixo desse valor.
Escolhi o dia 25 para o pagamento das faturas; assim, a primeira fechou no dia 12 de junho. No dia seguinte, recebi um e-mail avisando sobre o fechamento.
Entrei no aplicativo, conferi a fatura e cliquei na opção “Gerar Boleto”; recebi a sequência numérica do código de barras, copiei e colei no aplicativo do meu banco em segundos e efetuei o agendamento do pagamento integral da fatura. Simples de novo.
Aqui cabe um aviso: apesar de todas as boas surpresas que elenquei acima, não se pode esquecer que o produto do Nubank é um cartão de crédito como qualquer outro.
Pagando fatura Nuconta
Pagando em dia e integralmente a fatura, tudo bem, valem as vantagens, mas em caso de pagamento parcial ou com atraso, o saldo devedor se transforma num crédito rotativo, com juros de 7,75% ao mês, ou 145% ao ano!
Esses juros até são menores do que a média praticada pelos concorrentes, mas são altos o suficiente pra que sejam evitados com todas as forças. Portanto, pagamento parcial ou atrasado da fatura, nem pensar!
O ponto negativo? Não ter nenhum programa próprio de pontos. Isso não é lá tão ruim assim, pois esses tais programas próprios costumam dar benefícios adicionais, mas com a contrapartida de custos, sendo o principal deles a anuidade.
Um atenuante: é possível se cadastrar no programa “Supreenda Mastercard”, que pertence à (única) bandeira do cartão Nubank.
Conclusão: Nubank vale a pena?
Em resumo: um novo produto, totalmente descomplicado, sem burocracia, fácil de usar e gerenciar, e ainda por cima sem custo para o usuário. Recomendo o teste!
Se você quer conhecer mais a conta desse banco, leia nosso artigo sobre a Nuconta! Ah, e caso você esteja na dúvida sobre qual banco digital é o ideal pra você, não deixe de conferir nosso simulador de contas digitais.
AVALIAÇÃO FINAL NUBANK: APROVADO!
Olá Daniel,
Gostei muito do seu artigo a respeito do cartão.
É internacional ou só pode ser usado no Brasil?
Poderia por gentileza me indicar?
Obrigado.
Sim, é internacional, Weslley.
Acabei de te indicar.
Um abraço, Daniel
Olá Daniel.
Não conhecia o cartão e suas vantagens, muito obrigado pela indicação!
Seria possível me indicar também?
Meu e-mail é [email protected]
Desde já te agradeço 🙂
Claro que sim, Marcus!
Acabei de fazer sua indicação.
Um abraço, Daniel
Parabéns pela matéria, muito bem escrita e elaborada, descrevendo de acordo com a visão de um usuário ao invés daquelas matérias plásticas e de escrita robótica, aproveitando..
Teria algum convite pra me enviar?
se sim, mande pro meu e-mail por favor
[email protected]
Grato desde já e parabéns pelo site!
Muito obrigado, que bom que gostou do blog, Rafael!
Acabei de fazer sua indicação, como você pediu.
Um abraço, Daniel
Daniel
Boa Noite!!
Gostei bastante,dessa sua sugestão.
Só em ficar livre de anuidade é um bom
incentivo para procurar outro tipos de cartões.
ultimamente quebrei vários cartões devido as taxas muito
altas.
Se possível você enviar um convite,ficarei grato o bastante.
Meu e-mail: [email protected]
Obrigado.
Até mais!
Bom dia, Sidney,
Claro que é possível! Acabei de fazer sua indicação.
Um abraço, Daniel
Olá, eu tenho um cartão e parcelei um produto em 10x de R$ 65,35. Eu queria quitar a conta mas as parcelas são “parciais”, isso quer dizer que não tem como pagar? Eu queria me livrar, fiz em 10x para ficar frouxo, eu pagar umas 3 de uma vez só quando sobra mais grana no mês, mas acho que fiz coisa errada 😡
Boa tarde Artur.
Tem jeito sim viu. Basta ligar na central de cartão (o número geralmente fica no verso do plástico) e pedir a antecipação de quantas parcelas você quiser. Ao invés de lá na frente, elas constarão já da sua próxima fatura. Alerto apenas para o fato de que este pedido costuma ser irreversível, ok?!
Obrigado pelo contato e pela confiança.
Abraço, Frederico
Olá, estou necessitando de uma indicação no Nubank. Poderia me enviar?
Claro! Acabei de fazê-lo.
Um abraço, Daniel
Boa noite Daniel, eu fiquei interessado quando li sua matéria. Gostaria de saber se você pudesse me enviar um convite?
Agradeço desde já.
Obrigado.
Claro que sim, Germano. Acabei de fazer sua indicação.
Um abraço, Daniel
Daniel, vc pode fazer uma indicação? Vlw
Claro, João Paulo!
Acabei de fazê-la.
Um abraço, Daniel
Olá daniel, li sua materia e achei interessante.
Seria possivel você me enviar um convite?
Agradeco desde já.
Abs, Antonio
Bom dia, Antônio.
Acabei de fazer sua indicação.
Um abraço, Daniel
Oi Daniel, o seu texto é praticamente um trabalho de serviço público. Gostaria muito de usar o Nubank também e adoraria ser indicado por você!
Obrigado.
Bom dia Rafaga,
Que bom que gostou do texto. Acabo de fazer sua indicação.
Um abraço, Daniel
Olá Daniel li sua matéria e achei bem interessante se possível poderia me indicar.
Grato
Oi Heber, bom dia.
Pedido atendido: acabei de fazer sua indicação.
Um abraço, Daniel
Otimo site ,sempre acompanho poderia me indicar ?
Sim, claro! Acabei de te indicar. Continue nos acompanhando.
Um abraço, Daniel
Bom dia, Daniel.
Também gostaria de uma indicação.
Desde já agradeço
Um abraço
Boa tarde, Dr. Marcell.
Acabei de te indicar para o Nubank.
Um abraço, Daniel
Li sobre o “nubank” e fiquei bastante interessado,você poderia me enviar um convite?
Agradeço desde já.
obs.: muito interessante esse blog. Parabéns pela iniciativa.
Sim, claro; acabo de te indicar, Roberta.
Que bom que gosta do conteúdo do blog! Continue nos acompanhando.
Um abraço, Daniel
Me manda um convite tô esperando faz um tempo e eles não me enviam 🙁
Tomara que sua espera chegue rápido ao fim, Indiliana. Acabo de fazer sua indicação. 🙂
Um abraço, Daniel