ATENÇÃO: Nossa avaliação deste produto é totalmente isenta e independente. Não temos qualquer acordo comercial com a empresa ou com o produto.
Não recebemos ou receberemos qualquer comissão relacionada à contratação de cartões por qualquer pessoa, leitora ou não do blog. Com esta seção, nossa intenção é apenas ressaltar produtos e serviços financeiros que julgamos que valham ser experimentados no meio desse emaranhado de opções que estão por aí ou alertar em caso de propostas que sejam armadilhas em potencial para o consumidor. Nada mais.
Faz pouco mais de um mês, li num lugar qualquer sobre um tal de Nubank. Entrei no site para ver que negócio era esse, e descobri que era uma instituição de pagamento que oferece serviços de cartão de crédito (para maiores detalhes sobre o que são as instituições de pagamento, acesse este link).
Até aí, nada de novo. Fui ver os slogans: “Diferente de tudo que você já viu”, e “O fim da complexidade”. Me interessei por conhecer melhor o produto, já que simplicidade é coisa rara no mundo dos produtos e serviços financeiros disponíveis por aí.
Ao ler as vantagens e desvantagens, a primeira surpresa: o Nubank não cobra anuidade ou quaisquer outros custos do usuário do cartão. Outra: o cartão é integralmente gerenciado pelo telefone, sem nenhuma papelada pra lá e pra cá.
Convite Nubank Cartão
Voltando ao site, no canto superior direito, havia uma caixinha onde se lia “Pedir meu convite”. Pensei: “opa, aqui parece ser a porta de entrada”. Cliquei na caixinha, preenchi três coisas: nome, CPF e e-mail. Depois cliquei no botão “Entrar na lista de espera”. Segunda surpresa: a tal simplicidade apareceu logo de cara!
Isso foi no dia 18 de maio, 8h40 da manhã. Logo em seguida, me mandaram um e-mail avisando que minhas informações foram recebidas e que eles iriam fazer a análise de crédito. Às 18:32 do mesmo dia – menos de 10 horas depois – recebi outro e-mail com o convite para que eu experimentasse o Nubank e que, para isso, deveria preencher um breve cadastro.
O e-mail recomendava baixar o aplicativo no meu smartphone (download disponível tanto para iOS como para Android). Terceira surpresa: agilidade e, de novo, simplicidade.
Aplicativo Nubank
Baixei o aplicativo no celular e preenchi, no telefone mesmo, o tal cadastro, que era realmente breve: nome, endereço, telefone, renda mensal e mais uma ou outra informação.
Depois, o aplicativo pediu uma foto minha (tirei uma selfie na hora com o celular) e 2 fotos de meu documento de identidade, frente e verso, que também tirei com o celular. Simples assim!
Por fim, baseado na renda que informei, o cartão sugeriu um limite de crédito (de aproximadamente 30% da minha renda), mas que poderia ser alterado, caso eu quisesse.
Aumentei para cerca de 50% da minha renda, e o aplicativo “não reclamou”. Pronto! Em menos de 3 minutos, o cadastro estava preenchido. Surpresa número quatro.
Dois dias depois, a quinta surpresa: um e-mail dizendo que o cadastro tinha sido aprovado e que o cartão já estava sendo confeccionado. E o contrato veio em anexo: seis páginas de conteúdo, e com letras legíveis! Surpresa número seis.
Outra surpresa: no aplicativo do celular, constava que eu deveria esperar cerca de 20 dias para recebê-lo, mas com 10 dias de antecedência, lá estava o cartão na minha caixa de correio.
Acusei o recebimento, cadastrei a senha e comecei a usá-lo. O uso foi realmente igualzinho ao de qualquer cartão; nada de surpresa nesse quesito. Zero problema em todas as compras realizadas.
Notificações de compra no aplicativo
A cada compra, recebia no meu celular uma notificação dizendo o nome do estabelecimento e o valor da compra, bem parecido com o cartão que eu vinha usando.
Um detalhe: meu banco me cobra R$3,50 pelo serviço de envio de SMS para avisar compras acima de R$30,00; o Nubank não cobra nada para avisar cada compra no seu aplicativo, mesmo para compras abaixo desse valor.
Escolhi o dia 25 para o pagamento das faturas; assim, a primeira fechou no dia 12 de junho. No dia seguinte, recebi um e-mail avisando sobre o fechamento.
Entrei no aplicativo, conferi a fatura e cliquei na opção “Gerar Boleto”; recebi a sequência numérica do código de barras, copiei e colei no aplicativo do meu banco em segundos e efetuei o agendamento do pagamento integral da fatura. Simples de novo.
Aqui cabe um aviso: apesar de todas as boas surpresas que elenquei acima, não se pode esquecer que o produto do Nubank é um cartão de crédito como qualquer outro.
Pagando fatura Nuconta
Pagando em dia e integralmente a fatura, tudo bem, valem as vantagens, mas em caso de pagamento parcial ou com atraso, o saldo devedor se transforma num crédito rotativo, com juros de 7,75% ao mês, ou 145% ao ano!
Esses juros até são menores do que a média praticada pelos concorrentes, mas são altos o suficiente pra que sejam evitados com todas as forças. Portanto, pagamento parcial ou atrasado da fatura, nem pensar!
O ponto negativo? Não ter nenhum programa próprio de pontos. Isso não é lá tão ruim assim, pois esses tais programas próprios costumam dar benefícios adicionais, mas com a contrapartida de custos, sendo o principal deles a anuidade.
Um atenuante: é possível se cadastrar no programa “Supreenda Mastercard”, que pertence à (única) bandeira do cartão Nubank.
Conclusão: Nubank vale a pena?
Em resumo: um novo produto, totalmente descomplicado, sem burocracia, fácil de usar e gerenciar, e ainda por cima sem custo para o usuário. Recomendo o teste!
Se você quer conhecer mais a conta desse banco, leia nosso artigo sobre a Nuconta! Ah, e caso você esteja na dúvida sobre qual banco digital é o ideal pra você, não deixe de conferir nosso simulador de contas digitais.
AVALIAÇÃO FINAL NUBANK: APROVADO!
Olá Daniel.
Pode fazer minha indicação por favor?
Obrigada desde já.
Oi Juliana,
Acabei de fazer sua indicação.
Um abraço, Daniel
Obrigado, eu consegui fazer. Abraço!
poderia me enviar um convite?
obrigado.
Oi Ruan, bom dia.
Acabei de te indicar.
Um abraço, Daniel
Olá Daniel,
Sei que deve ser muito chato essa parte de enviar convites, mas eu me interessei muito e vi que é preciso um convite p. ter uma resposta rápida do banco, se encomodaria em enviar mais um?
Agradeço desde já 🙂
Oi Magno, bom dia.
Não é nada chato nem incômodo enviar os convites para os leitores do blog que se interessam pelo produto, fique tranquilo sobre isso.
Acabei de te indicar pro Nubank.
Um abraço, Daniel
Oi Daniel, acabei esbarrando na sua matéria pesquisando sobre cartões. Pareceu muito interessante mesmo esse Nubank. Você poderia me enviar um convite?
Agradeceram enormemente!
Oi Jamile, bom dia.
Acabo de te indicar para o Nubank.
Um abraço, Daniel
Olá Daniel,
Gostei muito do seu blog
Poderia me mandar um convite?
Obrigado
Oi Écio, bom dia.
Acabo de fazer sua indicação.
Um abraço, Daniel
ola daniel loureiro boa tarde estou trabalhando no ramo de vendas e ter um cartao e sempre bom, voce poderia me indicar pois com sua indicacao acredito ser mais facil ja que fiz o cadastro e ainda nao tive resposta desde ja agradeco
Bom dia, Jenifer,
Acabo de fazer sua indicação.
Um abraço, Daniel
Daniel vc pode me mandar um convite meu email [email protected] obrigada
Oi Fátima, bom dia.
Acabo de fazer sua indicação.
Um abraço, Daniel
Olá Daniel, você poderia me enviar um convite desse cartão? Já tentei vários pela internet e não consegui, gostaria de tentar esse.
Desde já agradeço.
Oi Andreia,
Acabei de fazer sua indicação.
Um abraço, Daniel
Boa noite, poderia me mandar um convite?
Desde já agradeço!
oi Tiago,
Acabei de fazer sua indicação.
Um abraço, Daniel
Oi Débora,
Acabo de fazer sua indicação.
Um abraço, Daniel
Poderia me enviar um convite?
Bruna,
Já te indiquei pro Nubank, poderia confirmar se recebeu a indicação, por favor?
Um abraço, Daniel
Boa tarde Daniel,
Gostaria de receber o convite
Obrigado!
Prezado Fabiano,
Acabei de fazer dua indicação.
Um abraço, Daniel
Olá gostaria de saber se tem como me fornecer um convite também?
Prezado Washington,
Acabei de fazer sua indicação.
Um abraço, Daniel
Olá Daniel,
Sua avaliação mudou minha concepção sobre o Nubank.
Você poderia me enviar um convite?
Abraços!
Oi Jonathan,
Acabei de fazer sua indicação.
Um abraço, Daniel
Blz, Daniel?
Me envia um convite quando possível.
Agradeço desde já
Abraço man
Gabriel,
Só se for agora. Acabo de fazer sua indicação.
Um abraço, Daniel