ATENÇÃO: Nossa avaliação deste produto é totalmente isenta e independente. Não temos qualquer acordo comercial com a empresa ou com o produto.
Não recebemos ou receberemos qualquer comissão relacionada à contratação de cartões por qualquer pessoa, leitora ou não do blog. Com esta seção, nossa intenção é apenas ressaltar produtos e serviços financeiros que julgamos que valham ser experimentados no meio desse emaranhado de opções que estão por aí ou alertar em caso de propostas que sejam armadilhas em potencial para o consumidor. Nada mais.
Faz pouco mais de um mês, li num lugar qualquer sobre um tal de Nubank. Entrei no site para ver que negócio era esse, e descobri que era uma instituição de pagamento que oferece serviços de cartão de crédito (para maiores detalhes sobre o que são as instituições de pagamento, acesse este link).
Até aí, nada de novo. Fui ver os slogans: “Diferente de tudo que você já viu”, e “O fim da complexidade”. Me interessei por conhecer melhor o produto, já que simplicidade é coisa rara no mundo dos produtos e serviços financeiros disponíveis por aí.
Ao ler as vantagens e desvantagens, a primeira surpresa: o Nubank não cobra anuidade ou quaisquer outros custos do usuário do cartão. Outra: o cartão é integralmente gerenciado pelo telefone, sem nenhuma papelada pra lá e pra cá.
Convite Nubank Cartão
Voltando ao site, no canto superior direito, havia uma caixinha onde se lia “Pedir meu convite”. Pensei: “opa, aqui parece ser a porta de entrada”. Cliquei na caixinha, preenchi três coisas: nome, CPF e e-mail. Depois cliquei no botão “Entrar na lista de espera”. Segunda surpresa: a tal simplicidade apareceu logo de cara!
Isso foi no dia 18 de maio, 8h40 da manhã. Logo em seguida, me mandaram um e-mail avisando que minhas informações foram recebidas e que eles iriam fazer a análise de crédito. Às 18:32 do mesmo dia – menos de 10 horas depois – recebi outro e-mail com o convite para que eu experimentasse o Nubank e que, para isso, deveria preencher um breve cadastro.
O e-mail recomendava baixar o aplicativo no meu smartphone (download disponível tanto para iOS como para Android). Terceira surpresa: agilidade e, de novo, simplicidade.
Aplicativo Nubank
Baixei o aplicativo no celular e preenchi, no telefone mesmo, o tal cadastro, que era realmente breve: nome, endereço, telefone, renda mensal e mais uma ou outra informação.
Depois, o aplicativo pediu uma foto minha (tirei uma selfie na hora com o celular) e 2 fotos de meu documento de identidade, frente e verso, que também tirei com o celular. Simples assim!
Por fim, baseado na renda que informei, o cartão sugeriu um limite de crédito (de aproximadamente 30% da minha renda), mas que poderia ser alterado, caso eu quisesse.
Aumentei para cerca de 50% da minha renda, e o aplicativo “não reclamou”. Pronto! Em menos de 3 minutos, o cadastro estava preenchido. Surpresa número quatro.
Dois dias depois, a quinta surpresa: um e-mail dizendo que o cadastro tinha sido aprovado e que o cartão já estava sendo confeccionado. E o contrato veio em anexo: seis páginas de conteúdo, e com letras legíveis! Surpresa número seis.
Outra surpresa: no aplicativo do celular, constava que eu deveria esperar cerca de 20 dias para recebê-lo, mas com 10 dias de antecedência, lá estava o cartão na minha caixa de correio.
Acusei o recebimento, cadastrei a senha e comecei a usá-lo. O uso foi realmente igualzinho ao de qualquer cartão; nada de surpresa nesse quesito. Zero problema em todas as compras realizadas.
Notificações de compra no aplicativo
A cada compra, recebia no meu celular uma notificação dizendo o nome do estabelecimento e o valor da compra, bem parecido com o cartão que eu vinha usando.
Um detalhe: meu banco me cobra R$3,50 pelo serviço de envio de SMS para avisar compras acima de R$30,00; o Nubank não cobra nada para avisar cada compra no seu aplicativo, mesmo para compras abaixo desse valor.
Escolhi o dia 25 para o pagamento das faturas; assim, a primeira fechou no dia 12 de junho. No dia seguinte, recebi um e-mail avisando sobre o fechamento.
Entrei no aplicativo, conferi a fatura e cliquei na opção “Gerar Boleto”; recebi a sequência numérica do código de barras, copiei e colei no aplicativo do meu banco em segundos e efetuei o agendamento do pagamento integral da fatura. Simples de novo.
Aqui cabe um aviso: apesar de todas as boas surpresas que elenquei acima, não se pode esquecer que o produto do Nubank é um cartão de crédito como qualquer outro.
Pagando fatura Nuconta
Pagando em dia e integralmente a fatura, tudo bem, valem as vantagens, mas em caso de pagamento parcial ou com atraso, o saldo devedor se transforma num crédito rotativo, com juros de 7,75% ao mês, ou 145% ao ano!
Esses juros até são menores do que a média praticada pelos concorrentes, mas são altos o suficiente pra que sejam evitados com todas as forças. Portanto, pagamento parcial ou atrasado da fatura, nem pensar!
O ponto negativo? Não ter nenhum programa próprio de pontos. Isso não é lá tão ruim assim, pois esses tais programas próprios costumam dar benefícios adicionais, mas com a contrapartida de custos, sendo o principal deles a anuidade.
Um atenuante: é possível se cadastrar no programa “Supreenda Mastercard”, que pertence à (única) bandeira do cartão Nubank.
Conclusão: Nubank vale a pena?
Em resumo: um novo produto, totalmente descomplicado, sem burocracia, fácil de usar e gerenciar, e ainda por cima sem custo para o usuário. Recomendo o teste!
Se você quer conhecer mais a conta desse banco, leia nosso artigo sobre a Nuconta! Ah, e caso você esteja na dúvida sobre qual banco digital é o ideal pra você, não deixe de conferir nosso simulador de contas digitais.
AVALIAÇÃO FINAL NUBANK: APROVADO!
Ola! muito esclarecedor o conteúdo, já tinha ouvido falar desse cartão, gostaria de saber se poderia nos indicar,email [email protected] e [email protected].
Desde já agradeço
Tentei fazer sem indicação e não obtive exito!, espero conseguir caso alguém que já tenha nos indique, quero tentar fazer o meu ou do meu esposo.
Olá , se possível teria como me convidar? [email protected]
Muito bom , poderiam me indicar ?
[email protected]
Desde já agradeço ,excelente matéria
Abraço !
Olá, adorei a matéria, muito interessante!! Poderiam me enviar um convite?
[email protected]
Obrigado!!
Jonatas, Nilson, Christiane e Jackson, convites enviados.
Grande abraço, Frederico
Ola, é possível me encaminhar um convite? [email protected].
Desde já agradeço.
Fernando e Erick convidados.
=)
Olá, gostei muito da matéria que foi muito bem escrita, gostaria de saber se alguém pode me indicar.
[email protected]
Olá, gostaria de ser convidado. uma excelente matéria!
Karolina, Marcela e Cassio convidados.
=)
Poderia me enviar um convite? [email protected]
Olá Frederico!!
Poderia me enviar um convite?
[email protected]
Grata!!!!
Olá, achei muito interessante a iniciativa da empresa assim como o post muito bem explicado, realmente é algo que pode vir a facilitar muito o dia a dia, se possível teria como me convidar?
Eduardo, Joselmo e Alisson convidados.
Como sempre, agradecemos se puderem voltar depois para contar suas experiências com o produto (positivas ou negativas), ok?!
Grande abraço.
Olá Frederico,
Estou muito interessado em testar o serviço, sr puder me indicar ficarei muito agradecido…
Saudações!!!
Thiago, Ebenezer, Meire, Luiz Gustavo e Adaílton, convites enviados.
Boa sorte!
alguem pode me mandar um convite? [email protected]
boa tarde!
Achei super legal sua matéria e fiquei interessada também! Você poderia em enviar um convite? [email protected]
Agradeço dês de já!
Gostei da matéria e fui no site procurar mais informações, mas não encontrei o nome do banco que subsidia a operadora NuBank. De acordo com o contrato, em caso de necessidade de financiar a fatura, os dados serão repassados a uma instituição financeira para operacionalização do parcelamento, mas em nenhum lugar é divulgado qual instituição. Tem como saber?
Alex, de fato o contrato diz que a operadora se reserva o direito de repassar eventual necessidade de crédito a Instituição Financeira, mas não especifica qual. Nós também não sabemos, até porquê não entendemos como isto faz diferença do ponto de vista do consumidor. A menos que estejamos errados, o que interessa nestes casos é o cumprimento da taxa de juros e demais condições prometidas. Mas, se você quiser nos corrigir, por favor, fique a vontade para explicar a sua lógica.
Grande abraço e obrigado pelo contato.
Ola, nossa adorei muito a materia super bem explicada , e me interresei cada vez mais pelo cartao, se possivel teria como me enviar um convite? Ficaria muito grato
Abracos
Convidado Tiago.
Abraço.
Como vejo o codigo fo convite
Mandem convite psra mim tbb [email protected]
Obg
Manoel, Ricardo, Milena e Wyara, convites enviados.
=)
Boa tarde, gostei muito da matéria e me interessei pelo cartão. Será que você pode tbm me enviar um convite, Frederico?
Agradeço se sim, e se não tbm rs. Abraços.