O GERENTE TESTOU: Nubank

ATENÇÃO: Nossa avaliação deste produto é totalmente isenta e independente. Não temos qualquer acordo comercial com a empresa ou com o produto.

Não recebemos ou receberemos qualquer comissão relacionada à contratação de cartões por qualquer pessoa, leitora ou não do blog. Com esta seção, nossa intenção é apenas ressaltar produtos e serviços financeiros que julgamos que valham ser experimentados no meio desse emaranhado de opções que estão por aí ou alertar em caso de propostas que sejam armadilhas em potencial para o consumidor. Nada mais.

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Faz pouco mais de um mês, li num lugar qualquer sobre um tal de Nubank. Entrei no site para ver que negócio era esse, e descobri que era uma instituição de pagamento que oferece serviços de cartão de crédito (para maiores detalhes sobre o que são as instituições de pagamento, acesse este link).

Até aí, nada de novo. Fui ver os slogans: “Diferente de tudo que você já viu”, e “O fim da complexidade”. Me interessei por conhecer melhor o produto, já que simplicidade é coisa rara no mundo dos produtos e serviços financeiros disponíveis por aí.

Ao ler as vantagens e desvantagens, a primeira surpresa: o Nubank não cobra anuidade ou quaisquer outros custos do usuário do cartão. Outra: o cartão é integralmente gerenciado pelo telefone, sem nenhuma papelada pra lá e pra cá.

 

Convite Nubank Cartão

Voltando ao site, no canto superior direito, havia uma caixinha onde se lia “Pedir meu convite”. Pensei: “opa, aqui parece ser a porta de entrada”. Cliquei na caixinha, preenchi três coisas: nome, CPF e e-mail. Depois cliquei no botão “Entrar na lista de espera”. Segunda surpresa: a tal simplicidade apareceu logo de cara!

Isso foi no dia 18 de maio, 8h40 da manhã. Logo em seguida, me mandaram um e-mail avisando que minhas informações foram recebidas e que eles iriam fazer a análise de crédito. Às 18:32 do mesmo dia – menos de 10 horas depois – recebi outro e-mail com o convite para que eu experimentasse o Nubank e que, para isso, deveria preencher um breve cadastro.

O e-mail recomendava baixar o aplicativo no meu smartphone (download disponível tanto para iOS como para Android). Terceira surpresa: agilidade e, de novo, simplicidade.

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Aplicativo Nubank

Baixei o aplicativo no celular e preenchi, no telefone mesmo, o tal cadastro, que era realmente breve: nome, endereço, telefone, renda mensal e mais uma ou outra informação.

Depois, o aplicativo pediu uma foto minha (tirei uma selfie na hora com o celular) e 2 fotos de meu documento de identidade, frente e verso, que também tirei com o celular. Simples assim!

Por fim, baseado na renda que informei, o cartão sugeriu um limite de crédito (de aproximadamente 30% da minha renda), mas que poderia ser alterado, caso eu quisesse.

Aumentei para cerca de 50% da minha renda, e o aplicativo “não reclamou”. Pronto! Em menos de 3 minutos, o cadastro estava preenchido. Surpresa número quatro.

Dois dias depois, a quinta surpresa: um e-mail dizendo que o cadastro tinha sido aprovado  e que o cartão já estava sendo confeccionado. E o contrato veio em anexo: seis páginas de conteúdo, e com letras legíveis! Surpresa número seis.

Outra surpresa: no aplicativo do celular, constava que eu deveria esperar cerca de 20 dias para recebê-lo, mas com 10 dias de antecedência, lá estava o cartão na minha caixa de correio.

Acusei o recebimento, cadastrei a senha e comecei a usá-lo. O uso foi realmente igualzinho ao de qualquer cartão; nada de surpresa nesse quesito. Zero problema em todas as compras realizadas.

 

Notificações de compra no aplicativo

A cada compra, recebia no meu celular uma notificação dizendo o nome do estabelecimento e o valor da compra, bem parecido com o cartão que eu vinha usando.

Um detalhe: meu banco me cobra R$3,50 pelo serviço de envio de SMS para avisar compras acima de R$30,00; o Nubank não cobra nada para avisar cada compra no seu aplicativo, mesmo para compras abaixo desse valor.

Escolhi o dia 25 para o pagamento das faturas; assim, a primeira fechou no dia 12 de junho. No dia seguinte, recebi um e-mail avisando sobre o fechamento.

Entrei no aplicativo, conferi a fatura e cliquei na opção “Gerar Boleto”; recebi a sequência numérica do código de barras, copiei e colei no aplicativo do meu banco em segundos e efetuei o agendamento do pagamento integral da fatura. Simples de novo.

Aqui cabe um aviso: apesar de todas as boas surpresas que elenquei acima, não se pode esquecer que o produto do Nubank é um cartão de crédito como qualquer outro.

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Pagando fatura Nuconta

Pagando em dia e integralmente a fatura, tudo bem, valem as vantagens, mas em caso de pagamento parcial ou com atraso, o saldo devedor se transforma num crédito rotativo, com juros de 7,75% ao mês, ou 145% ao ano!

Esses juros até são menores do que a média praticada pelos concorrentes, mas são altos o suficiente pra que sejam evitados com todas as forças. Portanto, pagamento parcial ou atrasado da fatura, nem pensar!

O ponto negativo? Não ter nenhum programa próprio de pontos. Isso não é lá tão ruim assim, pois esses tais programas próprios costumam dar benefícios adicionais, mas com a contrapartida de custos, sendo o principal deles a anuidade.

Um atenuante: é possível se cadastrar no programa “Supreenda Mastercard”, que pertence à (única) bandeira do cartão Nubank.

 

Conclusão: Nubank vale a pena?

Em resumo: um novo produto, totalmente descomplicado, sem burocracia, fácil de usar e gerenciar, e ainda por cima sem custo para o usuário. Recomendo o teste!

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Se você quer conhecer mais a conta desse banco, leia nosso artigo sobre a Nuconta! Ah, e caso você esteja na dúvida sobre qual banco digital é o ideal pra você, não deixe de conferir nosso simulador de contas digitais.

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AVALIAÇÃO FINAL NUBANK: APROVADO!
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1.182 comentários

  • Olá Daniel ,
    Li a respeito desse cartao de credito e fiquei muito interessado , ate entao nao tenho nenhum , mas esse em especial despertou meu interesse, gostaria entao , caso possivel , que voce me indicasse , meu email é [email protected] . Muito Obrigado

  • Caraca, que dez cara.. tenho vários cartões mas nenhum me deixa feliz…
    Agora vou testar esse, se você puder me indicar Frederico, ficaria muito feliz! Obrigado, abraçoss

  • Olá! A matéria é realmente muito boa. Me interessei pelo cartão. Já fiz meu pedido pelo site. Mas, como vi aqui que a indicação pode acelerar o processo, vocês poderiam me indicar também?

    Obrigado!

  • Muito legal a materia sobre o serviço, já tinha ouvido falar e achei muito interessante, nessa época de economia em baixa ter um produto assim que te ajuda em vez de te cobrar por tudo que é tipo de vantagem ajuda muito!! Parabéns pelo blog e gostaria de saber se poderiam me mandar um convite também? Obrigado e sucesso sempre!

  • Olá Frederico, fiquei interessado na proposta do cartão e sobre as informações prestadas no blog, poderia me fazer uma indicação/convite?

    Abraços.

  • Olá Daniel Meinberg: Me decepcionou e muito me constrangeu a resposta sobre a proposta do Cartão Nubank, bem como a forma em que colocam as justificativa de análise da concessão, não falam nada com nada. Alegam : “De acordo com a nossa análise do seu perfil, que é baseada em dados de mercado, infelizmente não podemos liberar um convite pra você nesse momento.” Minha renda supera USD $ 12,000 mensais, tenho cartões de várias instituições e não entendi o critério. Soube que o NuBank sobrevive de inadimplentes, juros que são subsidiados pelos que pagam, por conseguinte, o bom pagador não deve interessar uma empresa nova e de finalidade não muito claras, já que teme não especificar a causa do constrangimento. Obrigado

    • Obrigado pelo seu feedback Daniel, que já está publicado aqui para que todos tenham acesso a sua opinião, sem qualquer filtro.

      Aproveito a oportunidade para dizer que nada ganhamos com os convites que temos feito aos nosso leitores.

      Esse post surgiu da disposição de um dos nossos colaboradores, que testou o produto e gostou. Bom, pelo menos no caso dele funcionou.

      Como somos a favor sempre de buscar novas alternativas, escapar da relação de aprisionamento do cliente com o seu banco de relacionamento, decidimos escrever sobre a experiência. É só isso!

      Bem vinda o 1o relato de experiência negativa com o Nubank. E que venham outros, como tenho solicitado volta e meia quando enviamos os convites. Afinal, não há nada sem defeito neste mundo.

      Grande abraço e muito obrigado pela confiança, Frederico

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