ATENÇÃO: Nossa avaliação deste produto é totalmente isenta e independente. Não temos qualquer acordo comercial com a empresa ou com o produto.
Não recebemos ou receberemos qualquer comissão relacionada à contratação de cartões por qualquer pessoa, leitora ou não do blog. Com esta seção, nossa intenção é apenas ressaltar produtos e serviços financeiros que julgamos que valham ser experimentados no meio desse emaranhado de opções que estão por aí ou alertar em caso de propostas que sejam armadilhas em potencial para o consumidor. Nada mais.
Faz pouco mais de um mês, li num lugar qualquer sobre um tal de Nubank. Entrei no site para ver que negócio era esse, e descobri que era uma instituição de pagamento que oferece serviços de cartão de crédito (para maiores detalhes sobre o que são as instituições de pagamento, acesse este link).
Até aí, nada de novo. Fui ver os slogans: “Diferente de tudo que você já viu”, e “O fim da complexidade”. Me interessei por conhecer melhor o produto, já que simplicidade é coisa rara no mundo dos produtos e serviços financeiros disponíveis por aí.
Ao ler as vantagens e desvantagens, a primeira surpresa: o Nubank não cobra anuidade ou quaisquer outros custos do usuário do cartão. Outra: o cartão é integralmente gerenciado pelo telefone, sem nenhuma papelada pra lá e pra cá.
Convite Nubank Cartão
Voltando ao site, no canto superior direito, havia uma caixinha onde se lia “Pedir meu convite”. Pensei: “opa, aqui parece ser a porta de entrada”. Cliquei na caixinha, preenchi três coisas: nome, CPF e e-mail. Depois cliquei no botão “Entrar na lista de espera”. Segunda surpresa: a tal simplicidade apareceu logo de cara!
Isso foi no dia 18 de maio, 8h40 da manhã. Logo em seguida, me mandaram um e-mail avisando que minhas informações foram recebidas e que eles iriam fazer a análise de crédito. Às 18:32 do mesmo dia – menos de 10 horas depois – recebi outro e-mail com o convite para que eu experimentasse o Nubank e que, para isso, deveria preencher um breve cadastro.
O e-mail recomendava baixar o aplicativo no meu smartphone (download disponível tanto para iOS como para Android). Terceira surpresa: agilidade e, de novo, simplicidade.
Aplicativo Nubank
Baixei o aplicativo no celular e preenchi, no telefone mesmo, o tal cadastro, que era realmente breve: nome, endereço, telefone, renda mensal e mais uma ou outra informação.
Depois, o aplicativo pediu uma foto minha (tirei uma selfie na hora com o celular) e 2 fotos de meu documento de identidade, frente e verso, que também tirei com o celular. Simples assim!
Por fim, baseado na renda que informei, o cartão sugeriu um limite de crédito (de aproximadamente 30% da minha renda), mas que poderia ser alterado, caso eu quisesse.
Aumentei para cerca de 50% da minha renda, e o aplicativo “não reclamou”. Pronto! Em menos de 3 minutos, o cadastro estava preenchido. Surpresa número quatro.
Dois dias depois, a quinta surpresa: um e-mail dizendo que o cadastro tinha sido aprovado e que o cartão já estava sendo confeccionado. E o contrato veio em anexo: seis páginas de conteúdo, e com letras legíveis! Surpresa número seis.
Outra surpresa: no aplicativo do celular, constava que eu deveria esperar cerca de 20 dias para recebê-lo, mas com 10 dias de antecedência, lá estava o cartão na minha caixa de correio.
Acusei o recebimento, cadastrei a senha e comecei a usá-lo. O uso foi realmente igualzinho ao de qualquer cartão; nada de surpresa nesse quesito. Zero problema em todas as compras realizadas.
Notificações de compra no aplicativo
A cada compra, recebia no meu celular uma notificação dizendo o nome do estabelecimento e o valor da compra, bem parecido com o cartão que eu vinha usando.
Um detalhe: meu banco me cobra R$3,50 pelo serviço de envio de SMS para avisar compras acima de R$30,00; o Nubank não cobra nada para avisar cada compra no seu aplicativo, mesmo para compras abaixo desse valor.
Escolhi o dia 25 para o pagamento das faturas; assim, a primeira fechou no dia 12 de junho. No dia seguinte, recebi um e-mail avisando sobre o fechamento.
Entrei no aplicativo, conferi a fatura e cliquei na opção “Gerar Boleto”; recebi a sequência numérica do código de barras, copiei e colei no aplicativo do meu banco em segundos e efetuei o agendamento do pagamento integral da fatura. Simples de novo.
Aqui cabe um aviso: apesar de todas as boas surpresas que elenquei acima, não se pode esquecer que o produto do Nubank é um cartão de crédito como qualquer outro.
Pagando fatura Nuconta
Pagando em dia e integralmente a fatura, tudo bem, valem as vantagens, mas em caso de pagamento parcial ou com atraso, o saldo devedor se transforma num crédito rotativo, com juros de 7,75% ao mês, ou 145% ao ano!
Esses juros até são menores do que a média praticada pelos concorrentes, mas são altos o suficiente pra que sejam evitados com todas as forças. Portanto, pagamento parcial ou atrasado da fatura, nem pensar!
O ponto negativo? Não ter nenhum programa próprio de pontos. Isso não é lá tão ruim assim, pois esses tais programas próprios costumam dar benefícios adicionais, mas com a contrapartida de custos, sendo o principal deles a anuidade.
Um atenuante: é possível se cadastrar no programa “Supreenda Mastercard”, que pertence à (única) bandeira do cartão Nubank.
Conclusão: Nubank vale a pena?
Em resumo: um novo produto, totalmente descomplicado, sem burocracia, fácil de usar e gerenciar, e ainda por cima sem custo para o usuário. Recomendo o teste!
Se você quer conhecer mais a conta desse banco, leia nosso artigo sobre a Nuconta! Ah, e caso você esteja na dúvida sobre qual banco digital é o ideal pra você, não deixe de conferir nosso simulador de contas digitais.
AVALIAÇÃO FINAL NUBANK: APROVADO!
Olá, Daniel! Gostei muito do seu texto! Gostaria de fazer uma pergunta: hoje eu fiz esse cadastro rápido, mas sem nenhuma indicação. Se você me mandar um convite tenho mais chances de entrar? Poderia me mandar uma indicação? Desde já agradeço!
[email protected]
Sucesso, obrigado!
Oi Isabel,
Sim, ser indicado por algum cliente aumenta as chances de ser contemplado.
Acabei de fazer sua indicação.
Um abraço, Daniel
Olá, poderia me enviar um convite.
Grato,
Alexandre
Claro! Já enviei.
Um abraço, Daniel
Ola, poderia me indicar?
Claro, Ana! Já indiquei.
Um abraço, Daniel
Poderia me mandar um convite.
Oi Felipe,
Acabei de te indicar.
Um abraço, Daniel
Daniel, poderia enviar me indicação?
Como vc vi uma publicação no face e fui saber mais sobre esse cartão e achei o maximo. Parabéns pelo seu blog e a dedicação em responder um a um, são poucos que fazem isso. Parabéns….
Claro, Sérvulo, acabei de fazer sua indicação! A turma toda aqui do blog valoriza muito esse contato com nossos leitores
Um abraço, Daniel
Ola
Poderiam me indicar via App do celular?
[email protected]
Obrigado
Sim, claro, já te indiquei!
Um abraço, Daniel
Olá Daniel tudo bem? poderia me enviar um convite para o Nubank.
Obrigado desde já!
Claro, Alexsandro, acabei de te indicar.
Um abraço, Daniel
Olá!Adorei o artigo. Fiz o cadastro para o cartão semana passada mas não deram resposta ainda. Ficaria grato se pudesse me indicar quando tiver um tempo. Obrigado.
Pois é pra já, David! Acabei de fazer sua indicação.
Um abraço, Daniel
Muito obrigado 😀 Eu tenho o cartão Free do Santander que é ótimo também mas acho que o Nubank é mais interessante. Já adicionei o blog aos favoritos 🙂
Opa Vitor. Achei a iniciativa do Nubank muito boa e diferencial. Recentemente o app foi disponibilizado para Windows Phone. Já conhecia o Nubank mas nunca tinha tido a chance de usar por não ter um dispositivo móvel compatível. Enfim, baixei o app mas como não recebi indicação ou convite não fui aprovado. Após a leitura do seu post gostaria de saber se você poderia me indicar ou me enviar um convite se possível. No mais, agradeço desde já sua atenção.
Oi Raul,
Acabei de te indicar.
Um abraço, Daniel
Olá, tudo bem?
Eu estou interessada em obter um Cartão Nubank, você poderia me mandar um convite?
E-mail: [email protected]
Oi, Camila, claro!
Acabei de te indicar.
Um abraço, Daniel
Olá, texto muito esclarecedor. Fui convidado ontem e recebi uma mensagem que em até 3 meses ele dão a resposta de aprovado ou não. Gostaria de saber se há algum benefício em convidar os outros, pois existem até grupos que são exclusivamente feitos para enviar indicações.
Abraço.
Allan,
Não creio que eles deem vantagens caso você indique outras pessoas. Mas clientes do Nubank indicarem você aumenta sua chance de ser contemplado.
Acabei de te indicar, portanto.
Desconheço esses grupos feitos para indicação que você citou.
Um abraço, Daniel
Olá Daniel,
Obrigado pelo conteúdo!!!
Se puder, por favor podes me indicar também???
Agradeço muito! 😉
Devidamente indicado, Kaian!
Um abraço, Daniel
Olá! Gostei do post. Daniel, seria possível enviar-me um convite?
[email protected]
Claro, Raimundo, acabei de te indicar.
Um abraço, Daniel
Olá, Daniel. Você mandou para o [email protected] ?
Ainda não recebi. Agradeço se for possível o envio.
Oi Raimundo,
Havia mandado pro [email protected]. Devo ter me enganado de provedor, me desculpe. Mandei agora pro @gmail.com.
Um abraço, Daniel
Se puder, gostaria de um convite também. Grato
Oi Rudney,
Acabei de te indicar.
Um abraço, Daniel
Olá, existe algum obrigação de compra mensal? Ou posso usar esse cartão, vamos dizer, apenas 2 vezes por ano?
É que eu queria mesmo era um cartão gratuito que me permitisse ser configurado no Paypal. Pra pagar compras em sites brasileiros, o Paypal exige cartão de crédito.
Pelo que sei, não há obrigação de consumo mínimo, Paulo.
Um abraço, Daniel