Sobre o seguro de proteção de preços do seu cartão de crédito

Hoje pretendo falar aqui sobre um benefício pouco conhecido do seu cartão de crédito: o seguro de proteção de preços. Este é um benefício disponível para algumas variantes de algumas bandeiras. Cartão Visa e Mastercard, por exemplo, o oferecem.

Especificamente procuramos nos informar melhor sobre o benefício ofertado pela Mastercard (o cartão Nubank na modalidade Gold oferece esta segurança).

 

Como funciona o seguro de proteção de preços?

Funciona da seguinte maneira: você faz sua compra de valor superior a US$ 50,00 com seu cartão (no caso, o Nubank Gold) e, se encontrar exatamente o mesmo produto por preço inferior em prazo de até 30 dias após a compra, você está “qualificado” para receber os benefícios desta cobertura. Isto vale tanto para compras em lojas físicas quanto online.

 

Quais são as condições para o seguro de proteção de preços?

Algumas condições, entretanto, devem ser respeitadas, entre as quais destaco:

  • a compra tem que ter sido paga integralmente utilizando o cartão elegível;
  • você deve guardar os recibos e demais documentos para comprovação;
  • a oferta (anúncio) deve estar impressa (ou anúncio publicitário via Internet com desconto publicado);
  • as compras devem ser superiores a US$50,00 e o benefício é limitado a US$100,00 por ocorrência ou US$200,00 a cada 12 meses.

 

Como recebê-lo?

Para receber o seguro, você deve notificar a Mastercard através do 0800 891 3294 ou www.mycardbenefits.com em até 30 dias (para anúncios impressos) ou até 7 dias (para compras via Internet) após encontrar o preço menor e são necessários alguns documentos:

  • “Formulário de reivindicação preenchido, assinado e datado;.
  • Um recibo original mostrando que o pagamento do item foi feito integralmente com o cartão MasterCard qualificado;
  • Anúncio Impresso ou non-auction (não de leilão) ou anúncio publicitário de internet com desconto publicado dentro de 30 (trinta) dias a partir da data de sua compra original (como indicada no recibo) exibindo preço mais baixo anunciado.
  • O extrato do Portador de Cartão mostrando que a conta estava aberta e em boa situação no momento do preenchimento da reivindicação.” (Fonte: Mastercard)

 

O que não faz parte do seguro de proteção de preços

Em 23 de junho passado, encontrei no site da Mastercard um guia com as exclusões desta proteção, as quais transcrevo abaixo:

“Este plano não oferece cobertura para o seguinte:

  1. qualquer item com o preço de compra original inferior a US$† 50,00.
  2. dinheiro, cheques de viagem, passagens de transporte, ingressos para shows, títulos e outros instrumentos negociáveis, metais preciosos, selos, bilhetes de loteria ou ingressos para eventos, entradas ou entretenimento;
  3. arte, antiguidade, armas de fogo e artigos de coleção;
  4. artigos de pele de animais, joias, pedras preciosas e artigos feitos ou contendo ouro (ou outros metais preciosos e/ou pedras)
  5. itens perecíveis incluindo comida, bebida, tabaco e combustível;
  6. produtos farmacêuticos e médicos, produtos ópticos e equipamento médico;
  7. itens personalizados/feitos sob medida, únicos e exclusivos;
  8. qualquer item adquirido ilegalmente;
  9. plantas e animais vivos;
  10. veículos motorizados incluindo automóveis, barcos e aviões, e equipamentos e/ou peças necessárias para sua operação e/ou manutenção;
  11. lotes, estruturas e ornamentos permanentes (incluindo, mas não limitado a edifícios, casas, residências e reformas de casa e edifícios);
  12. quaisquer serviços que você tenha comprado (incluindo, mas não limitado a execução ou fornecimento de mão de obra ou manutenção, reparo ou instalação de produtos, mercadorias ou propriedade ou conselho profissional de qualquer tipo);
  13. compras pela internet ou publicidade se;
  14. a) Qualquer diferença de preço por menos de USD 50.
  15. b) Quaisquer produtos adquiridos a partir de um site da Internet cujo o objetivo principal não seja a venda de mercadorias
  16. c) Quaisquer produtos adquiridos a partir de um site da Internet que não é registrada no país de origem do titular do cartão
  17. d) Quaisquer produtos adquiridos a partir de um leilão na Internet ou site de desconto
  18. e) Os produtos adquiridos fora do país em caso do revendedor ou website não estarem registrados no país de origem do titular do cartão
  19. custos de remessa e/ou transporte ou diferença de preços devido aos custos de remessa e manuseio e impostos de venda;
  20. a diferença de preço entre um anúncio fora do país de residência do titular do cartão ou em área de compras isenta de impostos (duty free);
  21. itens usados, antigos, reciclados, recondicionados e reconstruídos, caso você saiba ou não que os itens foram usados, antigos, reciclados, recondicionados e reconstruídos;
  22. itens anunciados em ou como resultado de “quantidade limitada”, “vendas de fechamento de lojas”, “dinheiro apenas” ou “liquidação”, itens exibidos em listas de preços ou cotações, descontos como resultado de uma oferta de pacotes, cupons de fabricantes, desconto de funcionários ou itens gratuitos ou quando o preço anunciado inclui bônus ou ofertas grátis, financiamento especial, mensalidades, abatimentos, ou ofertas limitadas e únicas;
  23. qualquer diferença de preço encontrada com um item vendido como um negócio especial disponível apenas para membros de organizações específicas ou não abertas ao público, tais como clubes e associações, além daquelas disponíveis com o seu cartão de pagamento;
  24. itens comprados para revenda, uso profissional ou comercial;
  25. itens anunciados com abatimentos, cupons de resgate do fabricante ou qualquer tipo de reembolso, no qual o preço de compra será determinado levando em consideração tais descontos e reembolsos.
  26. cartões em conjunto com lojas, distribuidores, atacadistas, fabricantes de produtos, clubes e associações de compra, associações tradicionais ou online.
  27. AIG e / ou correspondente Ressegurador, se for o caso, não será obrigado a fornecer qualquer cobertura ou fazer qualquer infra pagamento se a fazê-lo seria uma violação de qualquer lei ou regulamento sanções que exporia AIG e / ou correspondente Ressegurador, se for o caso, sua empresa-mãe ou a sua última entidade que controla a qualquer sanção ao abrigo de qualquer lei ou regulamento de sanções.”

Esperamos que o artigo tenha sido útil para você! Caso tenha mais alguma dúvida ou sugestão, basta deixar um comentário. Abraço e até a próxima.

(Gostou deste artigo? Veja outros que já publicamos sobre cartões de crédito clicando aqui ou sobre seguros clicando aqui)

5 comentários

  • Essas vantagens são apenas para cartões Gold? Possuo Mastercard Platinum e no guia de vantagens não consta as citadas. O visa Platinum, por exemplo, adiciona outros serviços aos oferecidos pelo Gold, mas não vi nada a respeito na Mastercard. Você poderia tirar essa dúvida pra mim?

    • Oi, João Octávio. Obrigado pela visita.
      Os serviços adicionais ofertados pelas bandeiras realmente variam de bandeira para bandeira, de modalidade para modalidade. Sugiro que se informe diretamente com o seu emissor para ter uma informação mais precisa. Para contatar, veja o número no verso do seu cartão.
      Espero ter ajudado.
      Atenciosamente
      Equipe Educando seu Bolso

  • Eu fiz uma compra alguns vestuarios e dentre eles um sapato ontem, hoje vejo este mesmo sapato na mesma loja com um valor menor – de 104,00 para 89,99 – me senti lesada. Mas pelo que entendi, nada posso fazer em relação a isso devido ao valor pago pois todos o valaor – de todas as mercadorias que comprei, foram parcelados. O cartão usado foi o Mastercard Stylum platinum. Esta correta essa minha percepção?

    • Obrigado pela visita, Rosana.
      Sugerimos entrar em contato com a sua operadora de cartão de crédito (o telefone, por exemplo, costuma constar no verso do cartão) e explicar a situação.
      Pelo que está sendo relatado, há algo muito estranho acontecendo. Se a cobrança foi irregular, a diferença deverá ser devolvida.
      Esperamos ter ajudado.
      Atenciosamente
      Equipe Educando seu Bolso

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