O GERENTE TESTOU: Zuum

ATENÇÃO: Nossa avaliação deste produto é totalmente isenta e independente. Não temos qualquer acordo comercial com a empresa ou com o produto. Não recebemos ou receberemos qualquer comissão relacionada ao produto ou ao serviço testado. Com esta seção, nossa intenção é apenas ressaltar produtos e serviços que julgamos que valham ser experimentados no meio desse emaranhado de opções que estão por aí ou alertar em caso de propostas que sejam armadilhas em potencial para o consumidor. Nada mais.

 

Recebi outro dia um e-mail, encaminhado por um amigo, com uma oferta de abertura de uma conta corrente pelo celular – exclusivamente no celular – com a possiblidade de fazer depósitos, pagar contas, transferir dinheiro, fazer saques e compras (nessas duas operações com um cartão). Chama-se Zuum. Opa! Pensei: está aqui um legítimo “meio de pagamento”. Um instrumento para fazer transações, sem necessidade de ter conta em banco.

Como estamos falando frequentemente sobre novas formas de relacionamento financeiro, como aqui e aqui e, vi no serviço/produto uma boa alternativa para mais um teste. Sempre na perspectiva do consumidor. E, por isso, como você já sabe, me comportei exatamente como tal.

O serviço é fornecido pela operadora Vivo. Mas a minha operadora não é Vivo. Será que iria funcionar? Pesquisei e constatei que funciona sim, em qualquer operadora. Basta um número de celular. Como existe um aplicativo – que é, de fato, muito simples – para movimentar sua conta, é preciso baixá-lo para um smartphone (alguns modelos de celulares podem não funcionar, a operadora avisa).

Fiz meu cadastro pela internet (no endereço acima). Muito simples e rápido. Não é preciso nenhum documento, com exceção do seu CPF. O número da sua conta será o número do seu celular. Também bem fácil. Baixei o aplicativo no meu celular e observei que a conta já estava registrada e funcionando. Não há anuidade, nem taxa de adesão.

Para começar fazer as transações, precisava abastecer o aplicativo de dinheiro. Existem duas formas para fazê-lo: depósito nos pontos conveniados (existem muitos espalhados por qualquer cidade – Lojas Americanas, Extra, Walmart etc,) ou depósito online, na própria página do Zuum. Optei pelo depósito online. Os principais bancos do país são conveniados. Tentei fazer um depósito pelo Banco do Brasil. Não funcionou. Provavelmente alguma restrição para fazê-lo por meio do tablet. Mas o Zuum não te avisa o verdadeiro problema e aqui a experiência – logo de cara – não foi muito boa. Tentei o banco Itaú e agora sim a operação ocorreu perfeitamente.

Já estava lá com R$ 200. Ou melhor: tinha agora o registro eletrônico, na conta Zuum no celular, de R$ 200. Um dos colegas do blog também baixou o aplicativo para o celular e se registrou. Testei transferências de dinheiro com ele. Funcionou perfeitamente, de forma instantânea. O aplicativo acusa na hora a transferência do recurso. Sem custo, em uma fase inicial.

Testei agora pagar contas. Para tal função o aplicativo também é muito simples. Funciona com um leitor de código de barras. Tentei pagar a conta de celular de uma operadora concorrente da Vivo. Claro, não funcionou! Seria moleza demais para a concorrência. Tentei pagar a conta da internet lá de casa e de boletos da escola de natação. Aqui, sem problemas. Rápido, eficiente e sem custo.

Agora, faltava fazer compras. Como fiz um depósito inicial de um valor mais alto (no caso, o sistema exige um valor simples de R$ 30), você “recebe” o seu cartão sem custo. O cadastro também é muito simples. Demorou alguns dias para chegar. Nesse meio tempo, contatei o suporte da Zuum para acompanhar o processo. Como não havia guardado o número de protocolo, houve alguma dificuldade para encontrá-lo. Aqui percebi também algum despreparo da atendente. Mas, no fim, deu certo: o cartão já tinha sido enviado e o recebi em casa em 15 dias depois do cadastro.

É um cartão pré-pago. Está condicionado à existência de saldo disponível. Assim, não há nenhuma avaliação de crédito do titular. E não há o oferecimento de nenhum produto financeiro adicional. Leva a bandeira Mastercard e só funciona na opção de débito, portanto. Depois de outro depósito online, fiz algumas compras com o cartão, em lugares diferentes. Aqui não houve nenhum problema. O aplicativo acusa imediatamente a saída do dinheiro. E não há custo na transação.

Como informa o site da Zuum, há limites para as operações. O valor máximo que pode ser movimentado por mês é R$ 3.000. Há um limite diário de R$ 1.000 para entrada de dinheiro, compras e pagamento de contas. E R$ 500 para transferência e saques. Além disso, há uma restrição do número de operações que podem ser realizadas por dia.

O que é importante ressaltar no teste é que não tive nenhum custo em todas as operações que fiz, desde o cadastro até o pagamento de contas, transferências e compras. Nada. No entanto, o site do produto informa que haverá cobrança de tarifas para transferência e pagamento de contas a partir de 31.08.2015. Além disso, cobra-se R$ 14,90 (para a emissão do cartão) e R$ 2,90 por saque (a única operação que não fiz).

O serviço se remunera com valores acima descritos e, especialmente, das taxas cobradas dos lojistas na realização das compras. Como a operação do serviço é muito simples, só realizada pelo celular, seu custo é muito baixo e este benefício é repassado ao usuário.

Em resumo: a conta corrente pelo celular, apesar de alguns contratempos e imperfeições, funcionou muito bem. É simples e muito fácil de operar. Como não envolve intermediação financeira, você consegue fazer todos os serviços de pagamento e transferência pelo celular. Sem necessidade de banco. E os limites das operações abarcam grande parte da população brasileira (e que já tem um smartphone). Por isto mesmo é bastante competitivo, sem cobrança de tarifas. Agora, se o serviço começar a tarifar as transações, a depender do custo, sua atratividade ficará comprometida.

AVALIAÇÃO FINAL ZUUM: APROVADO!
gerente_aprova_peq

22 comentários

  • Realizei uma transferência da conta zuum para conta caixa na terça-feira dia 13 de novembro e até o momento não houve efetivação e nem estorno do valor . Estou me sentindo ROUBADO

  • Olá , fiz minha conta só que fui nos pontos “cadastrados ” para adquirir meu cartão é ninguém sabe sobre a zum , e a central de atendimento não está mais realizando pedido , o que fazer ?

    • Olá Viviane, obrigado por sua mensagem.
      Segundo o site do Zuum, o funcionamento para saques ou débito é o seguinte:
      1- Procure um caixa eletrônico ou estabelecimento comercial
      2- Tenha seu cartão em maõs
      3- Insira o cartão no caixa eletrônico ou na máquina de cartões
      4- Digite a sua senha e aguarde o SMS de confirmação
      Quintiliano Campomori
      Educando seu Bolso

  • Sobre o dinheiro que fica na conta, existe uma possibilidade do dinheiro ser sugado pela zuum? Tipo alguma tarifa mensal por deixar dinheiro na conta.

    • Rivson, obrigado por sua mensagem.
      A Zuum é um meio de pagamento, portanto, não há a garantia do FGC.
      Segundo o site da Zuum, não há tarifa de manutenção. Há uma cobrança de R$ 4,90 se não houver qualquer movimentação em 180 dias.
      Quintiliano Campomori
      Educando seu Bolso

  • Já foi boa a conta Zuum, R$6,90 para saques um absurdo, sem falar que no site não tem informações claras, tipo quantos saques grátis durante o mês. Quem não tem, não faça. Em alguns caixas eletrônicos o saque máximo é de R$400,00. Se você precisa sacar um valor maior, R$6,90 por saque, melhor ter conta normal em bancos que pelo menos você pode fazer transações online a um custo (ou até sem custo) menor que o da conta Zuum.

    • Graziela, obrigado pela sua mensagem.
      De fato, o custo para a realização de saque na Zuum é de R$ 6,90.
      Sugiro que para que você descubra a melhor conta digital para as suas especificidades, que você acesse o nosso Simulador de Contas Digitais.
      Quintiliano Campomori
      Educando seu Bolso

  • tenho essa conta desde que lançou a alguns anos,porem agora nao estou muito satisfeita como antes..o engraçado que quando lançou a conta zuum seria para não haver taxas por isso não teria parceria com nenhum banco,e agora dps de anos estão pondo taxas para tudo assim não esta valendo a pena manter a zuum taxa ate pra saque um absurdo além de estar muito alta

    • Veja Roberto, se realmente 2 dias úteis depois a transferência ainda não havia chegado, isto é um problema.
      Pediria a gentileza de nos manter informado, pois como o post foi escrito já há alguma tempo, talvez tenhamos que atualizá-lo.
      Grato,
      Frederico

  • Nossa quantas dicas de muita qualidade, eu já estou colocando em prática e já comecei a colher meus resultados, pra quem ainda não acredita que dá para ganhar dinheiro na internet a prova viva está aqui.

    • Que bom que gostou Ademir. Se tiver algum relato da sua experiência com o cartão e quiser compartilhar, fique a vontade.

      Aproveito para pedir que curta, compartilhe e nos auxilie a divulgar fazendo, por exemplo, um review do nosso podcast na Itunes store. É que como somos independentes e nosso orçamento é pequeno, dependemos de usuários satisfeitos para espalhar o bom conteúdo financeiro Brasil afora. =)

      Grande abraço, obrigado pela confiança e sucesso aí.

  • Olá, gostaria de saber se tem a possibilidade de transferir dinheiro da conta Zuum para conta em outros bancos, se a resposta for sim, houve a cobrança de alguma tarifa ?

    • Bom dia Luciano.

      Segundo o Leandro Novais, que foi quem testou o cartão, originalmente não havia esta possibilidade não, mas parece que agora há sim. Antes o dinheiro da conta Zuum só podia ser transferido para outra conta Zuum, ou seja, para outro celular vinculado. Ou isto, ou sacava-se a grana no caixa eletrônico ou usando o cartão diretamente. Agora o aplicativo permite enviar dinheiro para conta em Banco sim. Provavelmente a uma tarifa, mas isto ainda temos que confirmar, pois não utilizamos esta funcionalidade.

      Grande abraço e obrigado pelo contato.

  • Olá ,gostaria de saber quando voce fez as transações com seu colega o aplicativo pediu para confirmar o envio e o recebimento de dinheiro, estou com essa duvida porque seria possivel alguem roubar a minha conta por simplismente colocar meu numero de celular na opção de receber dinheiro e roubar todo o meu dinheiro da conta??? essa é minha duvida obrigado.

    • Olá Henrique,

      Obrigado pelo contato e pela dúvida.

      A resposta é não. Quando você vai enviar ou receber dinheiro no aplicativo é necessário confirmar o envio, além de fazê-lo por senha. Ou seja, não basta alguém colocar o número de celular de outra pessoa para receber créditos. O celular que irá enviar os créditos deve estar registrado na rede Zuum, deve possuir recursos e, além disso, o titular será avisado do pedido, de maneira a confirmá-lo. Assim, se você receber uma notificação de pedido de transferência, só depois da sua autorização é que o recurso será transferido. Não se preocupe, portanto. O aplicativo é seguro nesse aspecto.

      Abraço e continue nos visitando.

      Leandro Novais

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top