O varejo brasileiro vem evoluindo, assim como o sistema financeiro. A pandemia da Covid 19 fez com que o varejo comum se reinventasse. Com isso, ele vem se digitalizando cada vez mais e o Sistema Martins não ficou para trás.
Novidades nas maquininhas da Única, como o PIX, o pagamento por aproximação, o TEF e o gerenciador financeiro chegaram para ajudar o varejista. Elas vieram para se ajuntar a Triconta, ao Tricard e aos demais produtos do banco, como seguros, empréstimos e consórcios.
Conversamos sobre isso com Mario Attie, diretor de adquirência do Tribanco, também conhecido como Banco Triângulo, empresa do Grupo Martins. Portanto, caso prefira, você consegue ter acesso ao nosso conteúdo também em formato de áudio, em qualquer um dos players de podcast acima deste texto.
Caso contrário, vamos ao texto!
O que é o Sistema Martins?
O Sistema Martins está intimamente ligado ao varejo brasileiro há mais de 67 anos. Eles são um atacado distribuidor e se autodenominam como Sistema Martins, devido a suas inúmeras áreas de atuação.
Ele oferece soluções financeiras através do Banco Tribanco, que já tem mais de 30 anos de história. Fazem parte do Tribanco também as empresas: Tricard, Tribanco Seguros e Unica.
O Tribanco
O Tribanco disponibiliza soluções de meios de pagamentos, como conta corrente, crédito e financiamento. Com o Tribanco Seguros se trabalha os seguros para todos os varejistas e também para os clientes dos varejistas.
Através da Tricard, o Sistema Martins disponibiliza emissão de cartão Tribanco para supermercados, lojas de material de construção, farmácias e etc. Além de oferecerem cartões Tricard para pessoa física e uma conta Tribanco digital.
Para ter acesso a sua Triconta, você pode baixar o aplicativo Tricard. Pelo app Tricard você pode controlar o seu cartão Tricard para pessoa física e pelo aplicativo Tribanco Cartão Empresarial o seu cartão Tribanco empresarial.
A UNICA é a maquininha de cartões do Sistema Martins. Com ela se tem toda a parte de adquirência, como captura de transações de cartões, transações de QR code e transações por PIX.
O Sistema Martins
Além das empresas citadas acima, fazem parte do Sistema Martins o Martins Atacado, Smart Supermercados, Universidades Martins do Varejo, eFácil e o Instituto Alair Martins. Quanta coisa, hein?
O Sistema Martins ainda tem desenvolvido soluções de gestão para o varejo, utilizando muita tecnologia. Buscando, assim, auxiliar a descomplicar o dia a dia do pequeno e médio varejo brasileiro.
Ou seja, a história se entrelaça com a evolução do varejo que, assim como o sistema financeiro, está vivendo uma transformação. Logo, o Sistema Martins também está vivendo e contribuindo com essa revolução, trazendo cada vez mais soluções de qualidade para o varejista brasileiro.
O Sistema Martins, a digitalização e a Pandemia da Covid 19
O varejista brasileiro é um herói. Ele está sempre se desdobrando para encontrar alternativas para continuar seu negócio e servir os seus clientes, e o Martins não fez diferente.
O Sistema Martins integra a indústria e o varejo, ou seja, ele leva produtos da indústria de centenas de fornecedores a milhares de varejistas em todo o Brasil, e, com a pandemia, também precisou se reinventar.
O grupo já estava preparado com suas plataformas digitais para atender e vender para o varejista nesse novo cenário de pandemia, principalmente através de um marketplace.
A adoção de novos canais de compra pelo varejo aconteceu de maneira rápida. As vendas em canais digitais saltaram, antes elas representavam 15% das vendas no atacado e hoje representam mais de 50%.
Soluções Financeiras
O ramo de soluções financeiras também não conseguiu fugir das consequências da pandemia. Logo, foi necessário prever soluções para ajudar nessa adequação do dia a dia do varejista. Algumas delas são:
Maquininhas com NFC
Por exemplo, com o isolamento social o varejista precisou acelerar as suas estratégias de delivery. Foi preciso entregar uma solução de cartões que o consumidor final pague por aproximação.
Foram oferecidos equipamentos para que o varejista pode realizar suas entregas, acelerar suas operações de delivery, com a segurança de receber na hora, de aceitar cartões de débito, crédito, vouchers e até QR code. Tudo isso com tecnologia NFC.
O NFC, sigla para Near Field Communication, permite o pagamento à distância. Seja utilizando o seu cartão, seu celular e até o seu relógio, apenas aproximando o objeto da maquininha de cartão e efetuando o pagamento. Muito mais seguro em tempos de pandemia!
Soluções de Capital de Giro
O Capital de Giro é fundamental para o bom funcionamento de qualquer negócio. É ele que garante que o empreendedor terá condições de manter sua empresa em plena rotatividade.
Pensando nisso, o Sistema Martins passou a oferecer soluções de Capital de Giro utilizando os recebíveis de cartões. Dessa maneira, os varejistas podem abastecer a empresa e comprar da indústria com melhores condições.
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A importância do relacionamento com o cliente
O Sistema Martins preza muito pelo relacionamento com o cliente. Sendo assim, quanto maior a sua integração com os produtos martins, mais benefícios você terá.
Programa de benefícios BEM
O programa de benefícios do Sistema Martins, o BEM, que significa Benefícios Exclusivos Martins, mostra como o grupo faz questão de manter um relacionamento próximo com seus clientes.
Já são mais de 150 mil varejistas fazendo parte desse programa, no qual eles têm direito a benefícios como cashbacks e descontos. Isso valoriza o relacionamento e reduz os custos de abastecimento dos usuários, que consomem produtos com preços melhores e aumentam suas margens de lucro.
Tudo isso ocorre de forma digital, o varejista recebe o cashback em uma carteira digital, a primeira carteira digital desenvolvida especialmente para pessoa jurídica no Brasil. A partir daí ele movimenta esse dinheiro para comprar no atacado e, futuramente, pagar contas.
Ou seja, quanto maior seu relacionamento com o Sistema Martins mais benefícios você tem!
Público alvo do Sistema Martins
O público alvo do Sistema Martins é o pequeno e médio varejista do Brasil. O Martins abastece todos os estados do país e está presente em todos os municípios.
Seus principais ramos de atividade são:
- Varejo alimentar: como supermercados e mercearias.
- Ramo de farma: como farmácias e drogarias.
- Ramo de materiais de construção: principalmente pequenas lojas de material de construção.
- Agrovet: lojas agroveterinárias.
Em sua maioria, são clientes que estão nas cidades pequenas, no interior do Brasil e que estão em pleno desenvolvimento. Então, o Sistema Martins oferece soluções de acordo com a necessidade do usuário.
História da Maquininha Unica
Private Label
O Sistema Martins trabalha com cartões há 20 anos, e tudo começou com a solução de cartões de loja, o private label, principalmente para supermercados.
Ao disponibilizar a opção do private label para o varejista brasileiro, ele deixou de ser responsável pela famosa venda fiada, prática que pode gerar uma eventual inadimplência ao dono da empresa.
Então, esse “cartão da loja”, o private label, dá crédito ao consumidor final, fazendo com que o vendedor possa vender sem ter que arcar com a inadimplência da venda fiada.
Adquirência
A partir do momento que o Sistema Martins passou a disponibilizar o private label, ele também entregou soluções de adquirência, ou seja, as máquinas de cartões. Então, com maquininhas próprias foi possível capturar as transações dos cartões private label e do cartão Tribanco.
Ou seja, em uma época em que existiam apenas dois grandes players no mercado, um capturando bandeira Visa e o outro Mastercard, o Sistema Martins estava atuando no varejo, com maquininhas próprias e cartões emitidos por eles para os varejistas.
Abertura do mercado de adquirência
Em 2010 o mercado de adquirência, de captura e de bandeiras se abriu. Então o Sistema Martins construiu uma parceria com um dos grandes adquirentes do momento.
Então, naquele momento, eles continuaram trabalhando na rede própria, para capturar os cartões Tricard, as operações de recarga e de correspondentes bancários. Enquanto os cartões de grande aceitação, Visa, Master e American Express eram trabalhados em parceria.
Nascimento da Unica
Ao longo desse tempo o Sistema Martins desenvolveu sua operação própria e passou a capturar cada vez mais produtos, como as demais bandeiras de cartão. Foi aí que nasceu a maquininha Unica, em 2018.
Essa evolução permitiu que o Sistema Martins entregasse um serviço completo. Embarcando captura em TEF e maquininhas com vários tipos de soluções, que se adequam ao porte e necessidade do varejista.
Como o relacionamento do Sistema Martins com o varejo sempre foi o diferencial, a aceitação da maquininha Unica pelos clientes foi muito grande.
A meta era prover benefícios quanto maior o relacionamento. Então, utilizando a maquininha, o varejista tem descontos para comprar de centenas de indústrias, com prazo adicional e cashback.
Essa foi a forma encontrada pelo grupo para valorizar o relacionamento do cliente com o sistema, pois além de oferecer taxas competitivas, entregar um equipamento moderno e uma solução segura, eles mantém o cliente conectado.
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Atributos do Sistema Martins: VHS
Não! Não estamos falando do videocassete, aquele antigo equipamento de gravação e reprodução de vídeo. Estamos falando sobre os atributos do Sistema Martis: varejo, humano e simples!
Varejo
O varejo está na essência do Sistema Martins. Eles se preocupam em estar próximo, conhecer as necessidades do varejista para entender e acompanhar o desenvolvimento dos clientes.
Essa prática traduz-se em “barriga no balcão”. O gerente comercial do Sistema Martins não vai encontrar o varejista em uma agência bancária ou em um escritório próprio. Ele vai atender o varejista no balcão, no escritório do cliente, no depósito do cliente.
Ou seja, é uma equipe que entra no dia a dia do varejista, entendendo as necessidades de abastecimento, as rupturas de mercadorias, as categorias de produtos, a quantidade de fornecedores que o cliente tem, e não apenas para oferecer soluções financeiras aleatórias.
Humano
O humano é para mostrar que, mesmo com toda a evolução tecnológica que o varejo e o sistema financeiro brasileiro tem vivido, o Sistema Martins não vai deixar de lado a importância das relações humanas.
Simples
O simples é porque não dá para ser rebuscado, complicado, se você quer que o cliente entenda sua mensagem ou sua proposta. Para conseguir trabalhar junto, é preciso que seja de forma simples.
Por exemplo, se você quer falar sobre o cashback, você não vai apenas dizer que seu cliente vai ter cashback em várias compras no atacado. É mais fácil entender quando se diz que ele terá parte do dinheiro de suas compras de volta em sua conta digital!
O Sistema Martins tem mais de 67 anos de relacionamento com o varejista, mais de 30 falando sobre soluções financeiras, então eles já entendem que esse contato precisa ser de fácil acesso, multicanal e tem que ser simples.
Outros produtos do Sistema Martins
As necessidades do varejo em relação a meios de pagamento não se resumem apenas em capturar as transações. Pensando nisso, o Sistema Martins também disponibiliza ao varejista outros serviços e produtos.
Gerenciador de Cartões
O Sistema Martins oferece a solução de gerenciador de cartões por meio de combos. Sendo assim o cliente pode optar por ter a conciliação de cartões junto com a adquirência e, em alguns casos, a automação.
O gerenciador de cartões entrega um cálculo sobre a taxa que cada adquirente está cobrando efetivamente e compara com aquela que o varejista acordou com a empresa da maquininha.
Além disso, concilia o montante que foi liquidado versus aquilo que deveria ter sido liquidado em determinado período.
Existe um mito de que essa solução é cara, mas não é bem assim. Existem soluções de vários níveis, o varejista pode contratar uma solução de entrada que vai ser mais barata do que colocar alguém de sua equipe cuidando o dia inteiro de ficar conciliando papelzinho de venda de cartão. Sem contar que a qualidade do serviço será muito melhor!
Claro que, se o varejista precisa de mais do que isso, ele pode contratar um combo mais rebuscado que integra a conciliação, com automação e com a sua conta do banco, por exemplo. Ou seja, tem solução para todo tipo de bolso!
TEF
O TEF, ou Transferência Eletrônica de Fundos, é um sistema que tem como principal objetivo fazer integração entre as vendas de cartões e o seu processo de automação comercial do PDV, ponto de venda.
A importância dessa solução é que ela facilita a organização do checkout do varejista, pois o cliente deixa de ficar dependendo das maquininhas de cartão.
Assim como o gerenciador financeiro, a solução TEF também é considerada cara. Entretanto, o que muitas pessoas não sabem é que pode ser mais barato contratar uma solução de TEF com conectividade via internet, wifi, do que colocar 2 ou 3 maquininhas na sua loja.
Então a dica é você deixar apenas uma maquininha, de contingência, para o seu delivery mas rodar o seu checkout, mesmo que sejam de 2, 3 ou 4 maquininhas em uma solução TEF.
Com isso, sua conta no checkout vai ficar muito mais organizada e vai ser uma operação muito mais barata do que ter uma quantidade enorme de maquininhas. Então o TEF organiza e, em muitos casos, gera economia aos clientes!
Soluções de Automação
A automação comercial é uma solução que o Sistema Martins vem agregando ao portfólio da operação da maquininha Unica. Esse serviço nada mais é do que a utilização de softwares e hardwares para automatizar as atividades comerciais da loja.
Em parceria com empresas de automação, o Sistema Martins passou a levar essa solução para seus clientes que ainda não a têm. A automação pode facilitar muito na gestão do estoque do varejista, nas mercadorias, nos preços e também no checkout.
Gestão de Dados
Por último, mas não menos importante. O Sistema Martins agrega agora a parte de gestão de dados, com a Imais.
Esse serviço depende do consentimento do varejista em compartilhar as informações do seu negócio. Com o consentimento, o Sistema Martins se conecta com o PDV do cliente e, com essas informações, promete auxiliar e dar dicas para melhorar o empreendimento.
Como isso funciona? Assim que as informações do seu negócio são compartilhadas, os profissionais do Sistema Martins as comparam com outros varejistas do mesmo porte e da sua região.
Depois disso, eles vão te passar uma série de sugestões sobre como você poderia estar vendendo mais. Então eles te dão dicas de preços, para calibrar a margem de lucro do seu negócio, e dicas de produtos que estão faltando no portfólio.
Degustação de Produtos do Sistema Martins
Como ficou claro, o Sistema Martins tem uma gama imensa de produtos e serviços disponíveis, produtos que vão muito além do varejo.
Sendo assim, antes de taxar algo como caro ou não necessário, porque não testar esses produtos e serviços? Você pode utilizar uma maquininha por um, dois ou três meses e então, se achar que não vale a pena para o seu tipo de negócio, escolher outra opção do mercado, porque opção é o que não falta, né?
É preciso ter em mente que a evolução do mercado financeiro tem como consequência o aumento da autonomia do cliente. Então, se você não está satisfeito com um produto, serviço ou atendimento, você tem todo o direito de trocar por outro melhor!
Ranking melhores maquininhas segundo Educando seu Bolso
Posição
Maquininha
Saiba Mais
1
Moderninha Smart 2
2
Moderninha Pro 2
3
SumUp Solo
4
Point Smart
5
Moderninha Plus 2
6
Point Pro 2
7
Minizinha Chip 3
8
Sumup Solo Printer
9
InfiniteSmart
10
Point Air
O que o Sistema Martins prepara para o futuro
O Sistema Martins busca uma evolução constante, sempre lado a lado com o varejista brasileiro. Eles estão trabalhando intensamente para acompanhar e superar as expectativas de seus clientes varejistas.
Pensando nisso, o Sistema Martins acabou de lançar a opção de consórcios e está trabalhando em fornecer assistência à saúde com condições acessíveis.
Além disso, o grupo está avançando rapidamente no desenvolvimento da triconta, conta digital do Tribanco, para pessoa física e para o varejista! Finalizando o combo carteira digital, conta digital e possibilitando pagamentos por QR code.
O Sistema Martins está acompanhando a evolução do Banco Central, com o surgimento do PIX e do Open Banking. E já se posicionaram levando o PIX seus clientes, acelerando vendas e melhorando as condições para o varejista.
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